Comitiva da ACSP visita Comando de Aviação do Exército em Taubaté
Grupo de 30 empresários ligados à entidade de classe conheceu os simuladores onde os oficiais realizam treinamento

Uma comitiva formada por cerca de 30 pessoas, liderada por Carlos Roberto Pinto Monteiro, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e presidente da Fundação Cultural do Exército Brasileiro (Funceb), e pelo General Hegel Fayad, assessor institucional da ACSP, visitou o Forte Tenente Ricardo Kirk em 20 de julho.
O Forte faz parte do Comando de Aviação do Exército Brasileiro (AvEx) e está localizado no município de Taubaté. Os membros da ACSP, representando a sede e distritais da entidade, foram recebidos pelo comandante General Fábio Serpa de Carvalho Lima.
O roteiro da visita começou com a palestra do comandante Lima sobre a AvEx e o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CAvEx), onde são formados pilotos, técnicos e mecânicos que trabalham nas missões com helicópteros do Exército Brasileiro.
Na ocasião, o Comandante falou sobre a história da Divisão e de como esse setor tem evoluído e sido fundamental às missões, para o treinamento dos oficiais e desenvolvimento tecnológico na área da aviação, sendo que já há previsão de uso de aparelhos não tripulados nas missões.
O General Lima contou ainda sobre as missões de treinamento realizadas com forças militares dos Estados Unidos e de países da América Latina.
Após a palestra, a comitiva visitou os hangares, onde pode conhecer alguns dos helicópteros, como o HM-2 Black Hawk (Sikorsky UH-60), HM-3 Cougar (Eurocopter Cougar) e HM-4 Jaguar (Eurocopter Caracal), ocasião na qual os visitantes puderam interagir com os equipamentos.
O grupo conheceu também os hangares de manutenção, momento em que puderam conferir como são realizados os trabalhos de reparos dos helicópteros pelos mecânicos formados no CIAvEx.
Um dos momentos mais empolgantes da visita foi no Centro de Simulação de Voo, quando a comitiva da ACSP teve a oportunidade de entrar em contato com os recursos da realidade aumentada, por meio de simuladores, inclusive, realizando voos simulados com os oficiais especializados. O Centro possui simuladores dos vários modelos de helicópteros utilizados pela AvEx.
Os empresários também estiveram no museu da AvEX, onde estão localizadas as fotos, objetos e documentos históricos, com explicações detalhadas do Coronel R1, Antônio Geraldo Rodrigues, o qual acompanhou toda a visita da comitiva, detalhando casos e fatos históricos da aviação brasileira.
O vice-presidente da ACSP, Carlos Monteiro, agradeceu a recepção dos militares da AvEx e entregou ao comandante, Fabio Serpa, um quadro pintado pela artista plástica (presente na comitiva) Cristiane Carbone, além de medalha da ACSP.
HISTÓRICO
A Aviação do Exército Brasileiro foi fundada em 1919, deixando de existir com a criação da Força Aérea Brasileira (FAB), em 1941, que unificou a aviação do exército e da Marinha em uma nova força. Em 1986, o órgão foi refundado com o objetivo de atender às demandas mais específicas, dedicadas ao uso de helicópteros.
Assim, a Aviação do Exército comporta, principalmente, modelos de transporte, além de helicópteros de ataque leves (CAvEx) e está vinculada ao Comando de Operações Terrestres, em Brasília, e ao Comando Militar do Sudeste.
IMAGENS: ACSP