A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Interesse nacional

Invocá-lo para defender privilégios de grupos –empresários, trabalhadores ou políticos –é escarnecer dos verdadeiros interesses da nação

Josef Barat
07/Ago/2018
Interesse nacional

No Brasil, sempre que se avança rumo ao contemporâneo, é recorrente o chavão do “interesse nacional” para criar dificuldades.

Claro que o termo é apropriado quando se trata de objetivos voltados para elevar os padrões de vida e os níveis educacionais, melhorar a distribuição da renda, aumentar a produtividade do trabalho e tornar a produção do país mais competitiva.

Mas invocá-lo para defender privilégios de grupos –empresários, trabalhadores ou políticos –é escarnecer dos verdadeiros interesses da nação.

Parcerias, privatizações e associações com empresas estrangeiras em si não são prejudiciais aos objetivos de desenvolvimento.

Muito mais comprometedores são a pobreza crônica, analfa betismo funcional, falta de qualificação e precariedade das infraestruturas em geral.

Embora ainda ecoe o chavão, o recente caso da união estratégica da Embraer com a Boeing pode ser visto como um caso de sucesso, em termos da maior inserção do Brasil no mercado global.

Uma complementaridade perfeita entre duas empresas líderes em seus respectivos mercados, que temendo a forte competição da associação entre Airbus e Bombardier resolveram unir esforços.

No mercado de transporte aéreo, os serviços de longo curso, domésticos de cabotagem e de coleta e distribuição se integram em uma cadeia de transporte de pessoas e mercadorias.

As várias escalas da demanda exigem maior diversidade de oferta. Em virtude disso, a Embraer desenvolveu seu conhecimento, pesquisas, inovações e configurações de aeronaves com o objetivo de se inserir mundialmente –com elevada competência –em seg mentos altamente promissores da aviação executiva, regional e doméstica.

O verdadeiro interesse nacional é o de ter uma empresa nacional de excelência com presença expressiva no mercado mundial, resguardando, claro, sua produção ligada à defesa nacional. E isso, ao que tudo indica, foi garantido pelo acordo entre as duas empresas.

É bom lembrar que, a partir dos anos 1980, a acelerada evolução tecnológica e a globalização promoveram a gradual integração horizontal das cadeias produtivas, com terceirização de serviços e da produção de partes e componentes em diferentes regiões e países.

As novas logísticas de abastecimento e escoamento (contêineres e transporte multimodal) reduziram as necessidades de estoques, inclusive gerando sistemas de estocagem “just in time”.

As grandes aglomerações industriais deixaram de ser relevantes para os processos produtivos. Um fator importante passou a ser a importância do “prestígio das marcas” – independentemente do local da produção –, como fator de capitalização das empresas e fator de competitividade no mercado.

Mas foram as das “joint-ventures” (em que parceiros partilham a propriedade de uma nova empresa) e as alianças estratégicas que promoveram mudanças cruciais na indústria.

A competição mundial induziu a associação entre empresas que juntam recursos, competência e meios para desenvolver uma atividade específica ou criar sinergias de grupo.

Para conquistar um novo mercado (geográfico ou setorial), adquirir novas competências ou ganhar dimensão crítica, as empresas passaram a ter, via de regra, as opções de fusão ou a aquisição; internacionalização; e celebração de alianças ou uniões estratégicas com parceiros.

No início do Século XX, o economista Joseph Schumpeter –cujo nome é associado ao estudo do processo de da inovação tec­nológica –previa que o desenvolvimento capitalista teria a ten­dência de concentração econômica e apropriação da inovação por grandes empre­sas.

Em momentos de crise (micro ou macroeconômicas) sairiam fortalecidas as empresas capazes de ampliar suas escalas e reduzir custos sem sacrificar sua capacidade de lançar produ­tos e tecnologias inovadoras.

A Embraer deve ser motivo de orgulho para os brasileiros, pois é uma grande empresa capaz de gerar inovação e que terá seu alcance de mercado ampliado enormemente pela união com a Boeing.

 **As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do Diário do Comércio

FOTO: Divulgação

 

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física