A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Meios de pagamento digitais não são explorados pelo empreendedor paulista

Ferramentas como o Tap on Phone e o WhatsApp Business são desconhecidas de grande parte dos micro e pequenos negócios do Estado de São Paulo, mostra pesquisa da Fiserv em parceria com o Sebrae-SP

Redação DC
06/Nov/2023
Meios de pagamento digitais não são explorados pelo empreendedor paulista

Pesquisa feita pela empresa de tecnologia financeira Fiserv em parceria com o Sebrae-SP mostra que os meios de pagamento digitais, como o Tap on Phone e o WhatsApp Business, ainda são pouco explorados pelos pequenos negócios paulistas. Por outro lado, o Pix vem ganhando aceitação. 

Dos 1.308 empreendedores entrevistados para o levantamento, apenas 8% utilizam o WhatsApp Business para aceitar pagamentos por WhatsApp. Para 35% deles, o app é desconhecido, enquanto 25% estão cientes e têm a intenção de utilizá-lo. Outros 31% conhecem, mas não têm planos de adotá-lo.

No caso aplicativo Tap on Phone, que transforma celular em maquininha de cartão para pagamento por aproximação, 58% dos entrevistados afirmaram desconhecer a ferramenta. Já entre os 41% dos empreendedores têm conhecimento dessa solução, apenas 3% a utilizam. 

O uso das carteiras digitais também é limitado entre os pequenos negócios. No que diz respeito ao QR Code, 94% dos respondentes têm conhecimento dessa funcionalidade, embora apenas 41% a utilizem com frequência. 

PIX

Essa realidade muda com relação ao Pix. Do total de entrevistados, 66% afirmaram já usar esse meio de pagamento no formato estático (quando o varejista exibe uma chave ou QR code para pagamento). No caso do QR Code dinâmico, que é gerado aleatoriamente pela maquininha, a utilização cai para 51% dos empreendedores entrevistados. 

Esses percentuais colocam o Pix atrás apenas dos cartões de crédito (98%) e débito (96%), que continuam a ser os meios de pagamento mais aceitos. 

Mas a ferramenta de pagamento do Banco Central já aparece à frente das transferências bancárias (47%), boletos (32%), vouchers (9%) e do dinheiro em espécie, que aparece por último na lista, sendo aceito por apenas 3% dos empreendedores entrevistados em todo o Estado de São Paulo.

No caso do Pix, um contraste interessante notado pela pesquisa é o fato de que no interior do Estado o modelo estático ganhar ainda mais relevância, sendo oferecido por 81% dos empreendedores, enquanto o dinâmico cai para 40%. 

MAQUININHAS

Em relação ao número de maquininhas utilizadas pelos estabelecimentos, 38% dos entrevistados usam uma única maquininha de cartão, enquanto 40% operam com duas. Três maquininhas foi o número relatado por 11% dos estabelecimentos, e somente 5% têm quatro equipamentos. 

Economia e a praticidade definem qual maquininha os empreendedores irão escolher. A maioria dos entrevistados escolhem maquininhas pela "melhor taxa" (55%), seguidas pela "isenção de mensalidade conforme faturamento" e "aceitação de todos os tipos de pagamento necessários" (ambos 29%). 

Também valorizam "taxas personalizadas" (25%) e "atendimento rápido" (22%), buscando eficiência e flexibilidade nas transações.

ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

Entre os entrevistados, a maioria dos empreendedores (61%) escolhem fazer a antecipação das vendas feitas por maquininhas de cartão. Dentro desse grupo, 44% escolhem a opção de antecipação automática, enquanto 17% preferem solicitá-la eventualmente. A opção de pagamento oferecida diretamente pela maquininha é escolhida por 47% dos respondentes, com 20% deles disponibilizando essa opção de forma constante.

O levantamento também mostra que 31% dos negócios gerenciam suas operações e fazem conciliação por meio de aplicativo da maquininha de cartão. Enquanto 39% desconhecem essa opção, 13% conhecem e planejam usá-la, e 14% conhecem, mas não têm intenção de adotá-la.

Dos 1.308 empreendedores paulistas entrevistados para o estudo, 69% eram microempresas (MEs) e 31% empresas de pequeno porte (EPPs). 

 

IMAGEM: Visa/divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física