A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Estamos presenciando o fim da Balenciaga?

Em mais uma polêmica, a nova campanha da marca espanhola traz imagens de crianças em contextos sexuais e gera revolta nas redes sociais, que colocam em xeque um dos nomes da moda mais influentes do momento

Mariana Missiaggia
01/Dez/2022
Estamos presenciando o fim da Balenciaga?

Tudo parecia ser uma campanha de fim de ano comum lançada na semana passada, mas desde que foi divulgada, a Gift Shop, nova linha de presentes da grife espanhola Balenciaga, tem levantado uma série de acusações.

Composta de alguns acessórios e itens para casa, algumas das fotos publicadas mostram crianças segurando ursinhos de pelúcias com looks de couro e outros adereços usados em práticas sexuais, cercadas por outros produtos vendidos pela marca.

Não demorou nada para que a empresa fosse acusada de incitar pedofilia com a mensagem de sexualizar menores de idade. Em poucas horas, todo o feed da marca foi apagado (prática feita de tempos em tempos pela marca), com exceção de um comunicado no qual a Kering, grupo do qual a grife faz parte, se desculpou pelo ocorrido e reiterou o repúdio a qualquer forma de exploração e abuso de menores. A marca veio a público com o seguinte pedido de desculpas:

“Pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa que nossa campanha de férias possa ter causado. Nossas pelúcias não deveriam ter sido apresentadas com crianças nesta campanha. Removemos imediatamente a campanha de todas as plataformas. Levamos este assunto muito a sério e estamos tomando medidas legais contra as partes responsáveis por criar o conjunto e incluir itens não aprovados para nossa sessão de fotos da campanha Spring 23. Condenamos veementemente o abuso de crianças de qualquer forma. Defendemos a segurança e o bem-estar das crianças”, diz a nota.

Mesmo assim, a publicação não surtiu efeito, pois a nota dá a entender que a culpa foi da produção e do fotógrafo, mas o auê só aumentou nas redes sociais. Sem se responsabilizar e propor uma ação concreta, as desculpas soaram mais como algo protocolar.

INTERNET PASSOU A RELACIONAR AS OBRAS DE MICHAEL BORREMANS, QUE EXPLORA IMAGENS DE CRIANÇAS, À INSPIRAÇÃO DA DIREÇÃO DE ARTE DA BALENCIAGA

 

E a história ainda piora. No Twitter, onde todo o auê começou com a hashtag #cancellingbalenciaga, alguns usuários passaram a divulgar detalhes de uma outra campanha, do verão 2023. Um deles, foca em um livro disposto sobre a mesa, em que a atriz Isabelle Huppert apoia seus pés. É do artista belga Michael Borremans. Ainda que seu trabalho seja variado, muitos deles apresentam crianças – às vezes de maneira bem perturbadora.

A partir disso, a internet começou a explorar a fonte de inspiração da direção de arte da marca e a relacioná-la com as obras do autor. Em outro recorte de outra coleção, a bolsa Hourglass em parceria com a Adidas, está colocada sobre um monte de papéis. Em um zoom, uma dessas folhas revela uma cópia de uma decisão da Suprema Corte estadunidense, na qual o tribunal manteve uma lei federal que proíbe o favorecimento de pornografia infantil.

Com muitas celebridades declarando sua indignação, Kim Kardashian, principal rosto de anúncios da grife, se posicionou. Disse se sentir revoltada e que está repensando sua relação com a empresa.

“Como mãe de quatro filhos, fiquei abalada com essas imagens perturbadoras. A segurança das crianças deve ser considerada com a maior consideração e qualquer coisa contra ela não deve ter lugar em nossa sociedade – ponto final”, escreveu em um post na sua conta no Instagram.

Tanta repercussão já gera também outros efeitos, o site The Business of Fashion havia anunciado no começo do ano que entregaria o prêmio Global VOICES de 2022 ao diretor criativo da Balenciaga, Demna, mas já anunciou que não entregará mais o prêmio.

Contratado como diretor criativo, Demna ganhou plenos poderes dentro da Balenciaga e é o responsável por toda a visão e visual da Balenciaga – do interior das lojas, ao feed no Instagram e, principalmente, as imagens publicitárias ou qualquer comunicação feita por lá.

Outro que foi alvo de críticas foi o fotógrafo Gabriele Galimberti, o profissional responsável pela campanha Gift Shops. Sua contratação se deu especificamente pela série Toy Stories. Durante um ano, o italiano visitou mais de 50 países, nos quais registrou crianças em suas casas ou vizinhanças com seus pertences mais preciosos: seus brinquedos. Em boa parte de seu trabalho pessoal, as imagens de Galimberti carregam um tom de crítica social, com um tratamento visual bem plástico.

O fotógrafo também se posicionou. Disse que não estava em posição de comentar as escolhas da marca e reforçou que não foi encarregado de escolher os produtos, os modelos e a combinação de ambos. Ainda assim, a internet não engole a história e a maioria das publicações argumenta que uma campanha passa pelos olhos de muitos para acreditar numa infeliz coincidência.

O que fica claro é que com as redes o boicote é feito por qualquer um que não deseja associar sua identidade a uma marca, mas muitas vezes, esse comportamento vem em massa. E então, fica a dúvida: retirar a campanha e pedir desculpas, basta?

LEIA MAIS: 

Como (e por que) a Balenciaga faz 'lixo' virar moda

 

IMAGENS: Balenciaga/divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física