Produção de chocolate alcança 219 mil toneladas no 1º trimestre, alta de 9,8%
Segundo a Abicab, a associação que representa as fabricantes de chocolate, o segmento gera 23 mil empregos diretos

O cenário para o mercado brasileiro de chocolates é promissor, tanto em termos de produção e exportação, quanto de geração de empregos. A indústria de chocolates responde pela geração de cerca de 23 mil empregos diretos, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o número evidencia a importância do setor para o mercado de trabalho. A entidade celebra nesta sexta-feira, 7/7, o Dia Mundial do Chocolate.
Levantamento realizado pela Abicab, em parceria com a Consultoria KPMG, revela crescimento de 9,8% na produção de chocolates no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado. O volume atingido foi de 219 mil toneladas. Em 2022, a produção chegou a 760 mil toneladas, representando uma expansão de 8% em relação a 2021.
O consumo de chocolates no Brasil atingiu 3,6 kg por pessoa em 2022, contra 3,2 kg em 2021. A Abicab avaliou que o consumo nacional aumenta a cada ano, porém, ainda existe um grande mercado a ser aproveitado. Os fatores favoráveis para isso são o aumento da renda e a diminuição de desemprego, que ampliam o poder de compra da população.
De acordo com pesquisa da Euromonitor, os países europeus são os que apresentam maior consumo per capita de chocolate. O ranking é liderado pela Estônia, com 8,5kg/por pessoa, seguido pela Alemanha (8,4 kg), Áustria (8 kg) e Suíça (7,9 kg).
Levantamento do Instituto Kantar, divisão Worldpanel, feito para a Abicab, aponta crescimento de 16,2% em faturamento para o setor de chocolates em 2022, em comparação ao ano anterior.
De acordo com a associação, o principal fator positivo para esse resultado, e que permanece em expansão após o período da pandemia da covid-19, é o consumo fora de casa, embora tenha sido registrado aumento também no consumo dentro de casa. As duas modalidades de consumo contribuíram com incremento no volume e valor arrecadados no período.
O chocolate produzido no Brasil chega a 135 países, com destaque para Argentina, Chile e Paraguai. Em 2022, as exportações totalizaram 35,8 mil toneladas, correspondendo a US$ 141,3 milhões.
No primeiro semestre de 2023, já foram exportadas 17,5 mil toneladas, correspondendo a US$ 71,8 milhões.
IMAGEM: Paulo Pampolin/DC