ACSP celebra Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte

Na sexta-feira (23), o Conselho de Orientação e Serviços da Associação Comercial de São Paulo (COS/ACSP) celebrou o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, que foi comemorado no domingo (25). O evento contou com a participação de Marcio Bernardino, à frente da Diretoria de Gestão e Atendimento (Diges) da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), Marcelo Corrêa, diretor-adjunto de Atendimento da mesma diretoria, e Humberto Gouvêa, coordenador do COS, que discutiram a importância do respeito ao contribuinte.
Segundo Corrêa, por muitos anos a relação dos servidores públicos com os contribuintes foi complicada, pois era uma interação com atritos, na qual ambos se viam como inimigos. Na época do Brasil Colônia, os servidores públicos, então chamados de “contratadores”, eram responsáveis por recolher os impostos, sendo mal vistos pelos contribuintes. Com a simplificação tributária, os contribuintes passaram a entender a importância dos servidores.
Para melhorar essa relação, Bernardino compartilhou que a Diretoria de Gestão e Atendimento tem trabalhado com temas como transparência, razoabilidade, capilaridade, desburocratização, virtualização e eficiência para aprimorar o atendimento aos contribuintes. Essa mudança já tem mostrado resultados no atendimento presencial, tornando-o mais ágil, segundo o diretor.
Assim, segundo Bernardino, com a digitalização, a maioria dos atendimentos passou a ser realizada virtualmente, com canais como call center, chat online, entre outros, buscando evitar o deslocamento dos contribuintes até os postos de atendimento presencial. Para aqueles que têm dificuldade com tecnologia, a Diges oferece atendimento presencial em 52 municípios paulistas, com o objetivo de garantir mais acessibilidade.
“Nossos atendimentos presenciais são com horário marcado, mas se aparece um contribuinte que às vezes veio de longe e não tem facilidade com a tecnologia, não podemos simplesmente dispensá-lo”, afirma Bernardino. Ele explica que, para manter um bom atendimento, é necessário compreender a situação do contribuinte, sempre com ética e em conformidade com a legislação.
Além disso, para garantir um atendimento de qualidade, a Diges tem apostado no treinamento dos colaboradores por meio de um podcast desenvolvido com Inteligência Artificial, que aborda possíveis questionamentos dos contribuintes, otimizando o atendimento.
IMAGEM: Cesar Brunelli/ACSP