A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Como o meio ambiente tem inspirado o varejo

Assim como a digitalização, a adoção de práticas empresariais mais sustentáveis deve ser acelerada em tempos de pandemia e queimadas na Amazônia. Pautadas pela sustentabilidade, muitas marcas querem envolver o consumidor nesse processo, como a rede londrina Selfridges

Mariana Missiaggia
30/Set/2020
Como o meio ambiente tem inspirado o varejo

Os efeitos do desmatamento de forma incessante na Amazônia tem levado muitas empresas a repensarem sua postura em relação à questão ambiental.

Seja revendo possíveis impactos gerados pelo negócio ou simplesmente descobrindo uma forma de se tornarem aliadas à preservação desse patrimônio natural, elas estão em busca de estabelecer uma atuação mais consciente.

Acompanhando o crescimento das queimadas na Amazônia, a Ambev direciona todo o faturamento da cerveja Colorado Amazônica para a Rede de Cantinas da Terra do Meio, que agrega um conjunto de 14 associações de comunidades ribeirinhas e indígenas na região do Xingu, no entorno do município de Altamira (PA).

A bebida tem seu preço determinado conforme variação do Índice de Reajuste de Preços da Amazônia (IRPA). O indicador varia de acordo com a evolução da taxa de desmatamento semanal na Amazônia.

REAJUSTE DA AMAZÔNICA SEGUE IRPA

Este mês, o preço da cerveja começou com uma elevação de 45,9%, e foi de R$ 5,49 para R$ 8,01. Ou seja, o dado mais recente mostra que o aumento da devastação da Floresta Amazônica foi de 45,9%, em relação a 2019. O último reajuste levou o preço para R$ 9,69

A ação foi a forma que a maior companhia cervejeira da América Latina encontrou para demonstrar seu posicionamento frente a situação de emergência socioambiental na Amazônia e de mostrar a seus consumidores a necessidade de uma atuação mais eficaz na proteção da biodiversidade brasileira.

NO BRASIL E NO MUNDO

Aliada a toda a repercussão dos incêndios no Pantanal, ter vivido a experiência de um isolamento social permitiu aos consumidores maior tempo e discernimento sobre tudo o que se consome e sua real necessidade.

SELFRIDGES LANÇOU REPOSICIONAMENTO EM MEIO À PANDEMIA

Nesse contexto, o timing da rede londrina, Selfridges, não poderia ter sido mais perfeito. O lançamento do projeto Project Earth em meio à pandemia traz de forma prática aos consumidores um jeito sustentável de consumir.

Conhecida por suas megalojas e produtos de luxo, a varejista divulgou um pacote de ações para diminuir seu impacto no planeta. Trata-se da busca por materiais cada vez mais sustentáveis, parceria com fornecedores alinhados às mesmas preocupações, serviços que incentivam o consumo consciente, relatórios detalhados sobre a emissão de poluentes e outras mudanças em curso até 2025.

Deixando para trás aquele modelo tradicional de loja de departamento, a Selfridges instalou uma estação de reparos dentro do próprio ponto físico. Assim, peças que precisam ser reformadas ou adaptadas porque foram pouco utilizadas podem ganhar cara nova.

LEIA MAIS: Dengo quer levar seus chocolates sustentáveis para o exterior

Em outra área, um departamento dedicado inteiramente aos itens chamados de "second hand", na tradução literal, segunda mão. A empresa direcionada ao mercado de luxo inova a investir na venda e aluguel de itens usados.

Outra novidade é que esses produtos são oferecidos em formato de pop up stores (lojas temporárias) dentro das lojas, e podem ser remontados, de acordo com a disponibilidade de itens. Por exemplo, quando houver um grande volume de bolsas usadas, a loja pode ser montada próxima ao setor de acessório. Quando houver um volume de itens da mesma marca, como, por exemplo, roupas e calçados da Nike, é possível levar a loja para a área da marca na loja.

MARCAS PARCEIRAS OFERECEM PRODUTOS EM
OPÇÃO DE REFIL

O modelo também torna o processo de compra da Selfridges mais democrático aos olhos do consumidor. Há quem prefira comprar, mas há quem prefira alugar os itens por valores bem mais acessíveis e de forma mais sustentável. Além de atrair um novo público, o formato também funciona como uma espécie de test-drive para uma possível compra futura.

Outra tendência de mercado é a oferta de produtos na versão refil. Parceira de muitas marcas de beleza, a rede passou a oferecer opções de refil de perfumes, cosméticos e afins. A medida reduz o número de embalagens que especialmente no mercado de luxo, costumam ser de alta qualidade e mesclar diferentes materiais. Ao reutilizar, o consumidor também acaba pagando menos pelo mesmo produto.

O compromisso da varejista em lidar com marcas com o mesmo propósito também leva esse senso de reponsabilidade a muitos de seus fornecedores e parceiros.

Por meio de uma curadoria, a loja de departamentos criou um sistema de divulgação e incentivo das marcas com produtos mais sustentáveis. Quem adere ao movimento ganha destaque nas redes sociais, no e-commerce e também no visual merchandising da loja.

Etiquetados e agrupados como veganos, produção local, livres de crueldade animal, couro responsável e outras categorias, os produtos também são identificados para que o consumidor saiba exatamente qual é o diferencial, como é o caso da Prada com sua linha de produtos re-nylon, feitos de nylon reciclado.

MARCA INOVA AO ABRIR DEPARTAMENTO DE USADOS

VAREJO COMO PARTE DO PROBLEMA

Garrafas e copos plásticos, canudos, embalagens de alimentos, sacos — todos esses itens são comprados e descartados em um ciclo interminável de consumo.

A introdução dos descartáveis no dia a dia do comércio acostumou os negócios e consumidores a consumir sem refletir sobre o que acontece com os materiais que usamos depois de jogá-los no lixo.

Em um artigo escrito por Bryan Meehan, diretor executivo da Blue Bottle Coffee, é abordada a omissão das empresas frente a esse uso excessivo. 

 "Na Blue Bottle, não temos medo de admitir que somos parte do problema", diz o artigo.

Recentemente a empresa fez um comunicado dizendo que depois de anos, percebeu que os copos e canudos  utilizados pela rede, mesmo sendo 100% compostáveis, acabavam em aterros sanitários, onde tal decomposição não era possível.

Em seguida, mudaram seus canudos e copos para o papel de cana-de-açúcar, e também perceberam que isso ainda não era suficiente. Distribuindo, em média, 15 mil copos descartáveis de uso único por café por mês apenas nos Estados Unidos - um total de 12 milhões de copos por ano - eles decidiram eliminar os copos descartáveis.

BLUE BOTTLE PROPÕE LIXO ZERO ATÉ O FIM DE 2020

Segundo o executivo, a rede americana se compromete em fechar o ano de 2020 com todas as lojas seguindo a premissa de "lixo zero", o que, de acordo com a Zero Waste International Alliance, significa que pelo menos 90% dos resíduos gerados pela rede serão desviados de aterros sanitários.

A principal mudança dependerá dos consumidores. Desde o final de 2019, a marca vem educando seus clientes para que tragam seu próprio copo. A venda de grãos de café ou café moído, até então, ensacados, passou a ser feita a granel, obrigatoriamente, em recipientes reutilizáveis.

Em seu discurso, Meehan destaca que a reciclagem não pode resolver os problemas ambientais isoladamente. 

"O foco precisa estar nos outros dois Rs: reduzir e reutilizar. Esforços como o que a Blue Bottle está pilotando são realmente emocionantes, pois engajam os consumidores diretamente em fazer parte da solução", diz o texto. "Precisamos que as empresas façam grandes mudanças, mas precisamos que os consumidores mudem seus comportamentos também."

FOTOS: Divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física