A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Metrô-SP 50 Anos. A história e os futuros desafios do sistema que transformou a metrópole

Série de reportagens da DC News vai trazer o panorama geral do metrô em São Paulo, modal decisivo para a cidade, mas que precisa evoluir. Hoje, a malha metroviária compreende seis linhas e o sistema todo tem 104,2km (71,4 km com o Metrô) e 91 estações (63 com o Metrô)

Edson Rossi e Bruna Galati - DC News
17/Set/2024
Metrô-SP 50 Anos. A história e os futuros desafios do sistema que transformou a metrópole

Dia 14 de setembro de 1974 caiu num sábado. Como neste ano. E marcou o momento em que São Paulo ganhava seu mais emblemático, querido e necessário modal de transporte – o metrô. Na estação Vila Mariana houve uma solenidade oficial a partir das 9h30. Em menos de 90 minutos, pouco antes das 11h, saiu a viagem inaugural, com destino à estação Jabaquara. Foi só para convidados (autoridades e alguns funcionários da obra).

Dois dias depois, na segunda-feira (16), às 9h, aí sim a população comum pôde usar o sistema. Estima-se que 100 mil pessoas foram transportadas naquele dia. Atualmente, são dez vezes mais apenas na mesma Linha 1. O metrô foi – e é! – decisivo não apenas para a mobilidade da metrópole, mas igualmente em sua transformação econômica.

Para marcar essa trajetória, a agência DC NEWS inicia a série Metrô-SP 50 Anos. Em dez dias, serão veiculadas reportagens para narrar suas melhores histórias e seus maiores desafios. Embarque nesta viagem.

INÍCIO 

Entender a dimensão do que é o metrô paulistano nos obriga a conhecer seus vários nascimentos. O primeiro foi pura necessidade. Era preciso dar conta do crescimento acelerado e desordenado da cidade. Entre 1900 e 1960, a população de São Paulo foi multiplicada quase 16 vezes, passando de 240 mil para 3,8 milhões de habitantes.

Essa rápida transformação de lugar provinciano a metrópole fez a questão da mobilidade virar um grave problema, e os debates sobre o metrô ganharam corpo. De forma tardia, vale dizer. Porque apesar de pioneiro no Brasil, o metrô de São Paulo surgiu seis décadas depois do de Buenos Aires (o Subte), que circula desde 1913.

O segundo nascimento do metrô foi a Lei 6.988, publicada dia 26 de dezembro de 1966. Equivalente a um presente de Natal para a cidade, ela colocaria o projeto pra andar. Assinada pelo então prefeito José Vicente de Faria Lima, um carioca, a lei estabelecia a criação da Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô, “cabendo ao município subscrever e realizar, no mínimo, 51%” da empresa – ela só passou ao controle majoritário do estado de São Paulo em 1978. 

O texto da 6.988 estabelecia ainda a permissão para que a empresa contratasse créditos públicos e privados no Brasil e no exterior para custear seus projetos. E nascia com uma promessa até hoje nunca cumprida: sua extensão aos municípios vizinhos.

O terceiro nascimento engloba o período até 1968. Em 1966, dentro da prefeitura paulistana, foi criado um time de estudos para discutir o novo sistema. Batizado como Grupo Executivo Metropolitano (GEM), ele acabaria contratando duas companhias alemãs (Hochtief e Deconsult), que se juntaram à brasileira Montreal formando uma nova empresa, a HMD.

Em 1967, foi a HMD que realizou a primeira Pesquisa Origem e Destino (a próxima será apresentada até dezembro) para mapear a mobilidade na cidade e traçar as linhas básicas do metrô. No ano seguinte, em 24 de abril de 1968, era oficialmente criada a Companhia do Metropolitano de São Paulo, cujo primeiro presidente foi Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, hoje nome de uma avenida que margeia o pátio de trens junto à estação Jabaquara. E em 14 de dezembro daquele ano, num ato simbólico também no Jabaquara, foram iniciadas as obras do metrô. 


Manchete da Folha de São Paulo no dia da inauguração. Reprodução Acervo FolhaSP


Eram tempos em que São Paulo investiu para ter o melhor sistema do mundo. Técnicos e engenheiros foram enviados ao exterior para se especializar em sistemas metroviários. Entre os profissionais estava Peter Alouche, um dos primeiros engenheiros elétricos a integrar a equipe, na qual trabalhou por 35 anos.

“Queríamos o melhor de cada sistema. A melhor tecnologia de trem era a de San Francisco, na Califórnia. Copiamos. O melhor sistema de bilhetes era o de Paris. Copiamos”, afirmou Alouche. “Queríamos tudo o que havia de mais moderno.”

O quarto e último nascimento são suas múltiplas inaugurações técnicas, para testes. Isso rolou de 1972 a 1974, quando de fato o metrô foi entregue à população – e teve seu batismo definitivo, em que o paulistano comum poderia descer suas escadas e pegar um trem subterrâneo. Era um sistema ainda tímido: a frota tinha apenas quatro composições – hoje são 232 em toda a malha.

A então pioneira Linha Norte-Sul (atual Linha 1-Azul) também era tímida: tinha 7km e sete estações, da Vila Mariana até o Jabaquara – hoje se estende até o Tucuruvi, com 20km e 23 estações. E aquelas 100 mil pessoas transportadas em seu dia de estreia representam 2,5% dos 4 milhões de agora.

DESAFIOS

Atualmente, a malha metroviária da cidade compreende seis linhas. Quatro são operadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, estatal cuja composição acionária é dividida entre governo estadual (97,77%), prefeitura paulistana (2,22%) e BNDES Participações (0,01%). As outras duas linhas estão sob gestão da iniciativa privada.

O sistema todo tem 104,2km (71,4km com o Metrô) e 91 estações (63 com o Metrô). O maior de todos os desafios é justamente a expansão. Entre 2015 e 2023, a rede cresceu 26,8km, mas a empresa estatal colaborou com apenas 2,9km de avanço. No total de estações, nesse mesmo período, 23 começaram a operar, mas somente duas na malha estatal.

É evidente que o poder público não terá fôlego para isso. As linhas mais recentes cresceram por meio de parcerias com o setor privado. A Linha 4-Amarela está com a Via Quatro, pelo prazo de 30 anos (até 2040). A Linha 5-Lilás, com a Via Mobilidade, pelo prazo de 20 anos (até 2038).

A futura Linha 6-Laranja está sob o Consórcio Linha Universidade, que reúne as espanholas Acciona Construcción e a Acciona Concessión e, de forma minoritária, as francesas Stoa e Societé Generale, além da Linha Universidade Investimentos. O prazo de concessão será de 19 anos após a conclusão das obras, cuja entrega parcial está prevista para 2026, e a total para um ano depois.

Um avanço que fará bem a todo o sistema, em especial aos usuários das operações sob a gestão do Metrô. A última pesquisa de Avaliação do Serviço, publicada no Relatório Integrado 2023, mostra queda da classificação bom/muito bom de 70% (2022) para 65% (ano passado).

O índice recuou nas quatro linhas. Na 1-Azul (de 73% para 68%), na 2-Verde (de 76% para 71%), na 3-Vermelha (de 63% para 58%), que tem a pior avaliação entre as linhas, e na 15-Prata, o monotrilho (78% para 70%). 

Também houve queda em oito das 11 categorias examinadas (Acessibilidade, Atendimento ao Passageiro, Conforto, Confiabilidade, Informação ao Passageiro, Integração, Preço, Rapidez, Segurança Pública, Segurança Operacional e Utilidade). Somente a Confiabilidade cresceu, de 72% para 76%, e duas outras se mantiveram com a mesma avaliação (Integração e Informação ao Passageiro).

A série de reportagens da DC NEWS vai ser tanto um raio-X do sistema quanto um passeio pelo passado, presente e futuro do metrô, que na última segunda-feira (16) completou meio século de serviços prestados ao cidadão paulistano.

E, desde então, fez São Paulo ganhar duas de suas características mais indefectíveis. A primeira é deixar a esquerda livre nas escadas rolantes – afinal, paulistano sempre tem pressa. A segunda, conviver com o cotidiano aviso de “cuidado com o vão entre o trem e plataforma”, nossa versão alongada do londrino “mind the gap”. 

FOTO: Vinicius Pimenta/Pexels

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física