A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

A evolução dos meios de pagamento na trajetória do consumidor

A flexibilização de meios de pagamento é crucial para a conquista e fidelização de clientes

Roseli Garcia
30/Mai/2022
  • btn-whatsapp

Da caderneta de fiado à criptomoeda. A evolução dos meios de pagamento, ao longo da história, reflete as necessidades, anseios e estilo de vida de cada geração de consumidores. Bem como o próprio amadurecimento do comércio e das instituições financeiras. Adotar esse ou aquele meio de pagamento já não é mais uma questão de escolha para o varejo. Ou seja, facilitar ao máximo o acesso do cliente à mercadoria é ponto estratégico.

Num passado não tão distante assim, ainda nos meados dos anos de 1970, a caderneta de fiado era o meio de pagamento mais usado por parte da população que não tinha conta em banco. Diga-se de passagem, a grande maioria dos trabalhadores. Na venda, no açougue, na lojinha, no mascate... A confiança fazia parte do negócio. O pagamento só viria depois do recebimento do salário. Aliás, o famoso “põe na conta”, mesmo nos dias atuais, ainda perdura por aí.

Porém, o consumidor passou a ter novos desejos além das necessidades cotidianas. Afinal, comprar em lojas de departamentos era sinal de melhora de vida. Então, entra em cena o famoso carnê de prestações. Não era preciso ter conta em banco para poder pagar aquele eletrodoméstico em suaves pagamentos. E acreditem, os bons pagadores eram a grande maioria. E, assim, eram seduzidos para novas compras toda vez que iam à loja pagar a parcela do mês. Inclusive, um dos pioneiros em carnês ainda oferece esse meio de pagamento até hoje. E agora também na versão digital.

Contudo, com o maior acesso da população a conta em bancos, surgem novas personagens na vida desse consumidor assalariado: o cheque pré-datado e os cartões de débito e de crédito. O dinheiro de plástico ainda é o principal meio de pagamento utilizado pelos brasileiros. Porém, com os avanços tecnológicos e o surgimento do e-commerce, outras relações de consumo se estabeleceram. Agora, o cliente, especialmente o nativo digital, está mais exigente e é hiper conectado.

Nesse sentido, é preciso criar todas as facilidades para que esse consumidor possa concluir uma compra em sua loja, seja ela física ou virtual. A flexibilização de meios de pagamento é crucial para a conquista e fidelização desse cliente. Afinal, a experiência de pagamento também é um diferencial competitivo.

Criptomoedas, carteiras digitais, pagamentos sem contato, por aplicativos, por QR Code, Pix... Atualmente, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central é o segundo meio mais utilizado no Brasil. Em um único dia de março deste ano o Pix registrou 58,5 milhões de transações. Em resumo, cada perfil de consumidor pode demandar diferentes meios de pagamento. E a experiência deve ser simples e agradável.

Então, pesquise, busque melhores taxas e nível de serviço. Negocie uma solução que seja abrangente, que possa atender seu público-alvo e aderente ao seu negócio. Quanto mais opções, melhores os resultados.

Boas vendas!

 

IMAGEM: Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Colunistas