Confiança do consumidor paulista melhora em junho, diz ACSP

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP) avançou aos 100 pontos, atingindo a mediana do indicador. O Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP) também cresceu, mas, aos 93 pontos, permanece em patamar pessimista

Redação DC
02/Jul/2025
  • btn-whatsapp
Confiança do consumidor paulista melhora em junho, diz ACSP

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), avançou 1% na passagem de maio para junho, chegando aos 100 pontos, a mediana do indicador. A alta veio após três quedas mensais consecutivas. Na comparação com junho de 2024, houve queda de 2,9%.

A ACSP divulgou também o Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP), que na comparação mensal cresceu 2,2%, atingindo 93 pontos em junho. Já na variação interanual, a confiança do paulistano diminuiu 1,1%.

Os indicadores levam em consideração as percepções dos consumidores em relação ao momento atual e às expectativas envolvendo finanças pessoais, renda e emprego. Segundo a ACSP, quando os indicadores de confiança avançam, aumenta a probabilidade de os consumidores realizarem compras de maior valor.  

“A melhora mensal da confiança dos consumidores paulistas e paulistanos pode ser explicada pela resiliência do mercado de trabalho no Estado e na cidade de São Paulo, que lideram a geração de empregos formais, juntamente com o novo crédito consignado e outras transferências de renda governamentais”, diz Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.

O economista acrescenta que “a inflação de produtos básicos, o elevado nível de endividamento das famílias e os efeitos negativos das altas taxas de juros sobre a atividade econômica podem provocar uma queda na confiança dos consumidores nos próximos meses.”

 

IMAGEM: DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Colunistas