A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

ACSP cria Núcleo de Turismo e Comércio

Coordenado pelo consultor Virgílio Carvalho (esq.), o grupo de estudos reúne especialistas do setor e pretende lançar projetos relacionados ao calendário de eventos da capital

Mariana Missiaggia
04/Abr/2025
  • btn-whatsapp
ACSP cria Núcleo de Turismo e Comércio

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) formalizou neste mês de março a criação de mais um conselho, o NUT (Núcleo de Turismo e Comércio), coordenado por Virgílio Carvalho, consultor em turismo e hotelaria. O novo núcleo faz parte da estrutura do Conselho de Política Urbana (CPU), da ACSP, que é coordenado por Antonio Carlos Pela, também vice-presidente da casa. A entidade, que tem como tradição debater grandes temas que impactam na infraestrutura, economia, varejo, cidades, comércio e serviços, espera agora, por meio de um grupo de especialistas, contribuir com propostas e projetos relacionados ao calendário de eventos da capital.

Cerca de 20 autoridades e especialistas que representam o setor foram convidados a integrar esse grupo de discussões. De acordo com Virgílio, a criação do NUT é uma demanda antiga da ACSP e sinaliza a importância de alavancar a capital paulista para além do nicho corporativo. São Paulo é a cidade brasileira que mais recebe eventos da área de negócios, oferecendo boa estrutura de centros de convenção, hotéis, restaurantes e estabelecimentos 24 horas.

"Como o turismo é um pilar importante da economia paulistana, sentimos que podemos ir além. Pensando nesses eventos, a ideia é que eles sempre tenham um momento para compras. Vamos trabalhar o comércio como produto turístico. Queremos ser pioneiros porque ninguém faz isso no Brasil", disse o coordenador do NUT.

Antonio Carlos Pela, coordenador do CPU (à esquerda) e Virgílio Carvalho, coordenador do NUT, durante o anúncio da criação do novo conselho.

 

Para isso, Virgílio acredita que seria possível ampliar a permanência desses visitantes em dois ou três dias com roteiros pré-estabelecidos por shoppings, ruas temáticas e afins. Pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo, núcleo de estudos, e a São Paulo Turismo (SPTuris) mostraram que, entre os meses de setembro e outubro de 2024, mais de 15% dos gastos dos turistas nacionais foram destinados às compras. Entre os turistas estrangeiros que vieram a São Paulo no mesmo período, a busca foi maior por peças de vestuário (31,7%), brinquedos (10,6%) e perfumaria (9,8%).

O mesmo material mostra que a época que antecede o Natal traz mais de 2 milhões de visitantes à cidade por sua programação natalina e os atrativos culturais e turísticos. Desse total, cerca de 25% vão às compras. Outro estudo realizado pela SPTuris revelou que o Terminal Turístico de Compras 25 de Março, administrado pela empresa, recebe cerca de 600 ônibus todos os meses.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), cerca de 390 mil pessoas trabalham nos setores de turismo e eventos — e atividades impactadas, como alimentação fora do lar — na cidade de São Paulo.

Vale lembrar, segundo Virgílio, que a cidade de São Paulo foi o destino turístico nacional mais vendido em 2023, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), entidade que reúne as maiores empresas do setor. Foi  a primeira vez que um destino turístico fora do Nordeste apareceu na liderança do ranking.

Entre os principais motivos para as viagens a São Paulo estão os grandes eventos. Em 2023, mais de 1,2 mil eventos foram realizados na capital, entre feiras, congressos e convenções, com 6,3 milhões de participantes e impacto econômico de R$ 9,3 bilhões, segundo a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe).

Nesse sentido, Virgílio acredita que o Centro de São Paulo, certamente, será uma das primeiras áreas a receber ações. "A Rua 25 de março é a maior zona de comércio popular do país. O Bom Retiro e o Brás são bairros fortes em confecções. Temos o famoso reduto dos eletrônicos, na rua Santa Efigênia. Além disso, o Centro tem muita arte e gastronomia", disse.

Para tirar esses planos do papel, Virgílio espera contar com a expertise das 15 Distritais da ACSP, distribuídas pelas macrorregiões da capital. Nas palavras do coordenador do NUT, as Distritais desempenham um papel fundamental, representando os empresários e o comércio local, e isso tem muita sinergia com o trabalho do grupo.

Ao citar a importância de iniciativas como as previstas pelo NUT, Virgílio recordou que a abertura de shoppings aos domingos foi autorizada por lei em 1997, após um movimento liderado pelo São Paulo Convention&Visitors Bureau. E hoje, esse é o segundo melhor dia em vendas para esses empreendimentos. Na época, a abertura dos shoppings aos domingos mudou o comportamento da cidade de São Paulo, impulsionando o emprego e o comércio e tornou a capital uma cidade mais competitiva no turismo e no lazer.

Na época, a ACSP também participou ativamente desse movimento e destacava que muitos trabalhadores disputavam o direito de trabalhar aos domingos porque a comissão sobre as vendas acabava sendo mais elevada - e assim segue até hoje, relembra Vírgilio.

"De uma forma indireta, a ACSP sempre esteve envolvida nessa pauta. É difícil imaginar o que seria de São Paulo com seus shoppings fechados aos domingos. Vamos retomar novas ações e destacar a importância de aliar turismo e comércio na cidade", disse.

*Conteúdo atualizado em 08/04/2025, às 14h30.

IMAGEM: ACSP

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Colunistas