A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Inflação afeta 42% dos consumidores e cenário é de 'sobrevivência financeira'

Estudo da MosaicLab, da Gouvêa Ecosystem, aponta que para 63% dos entrevistados gastos com alimentação são os que mais pesam no orçamento doméstico

Bruna Galati - DC News
18/Set/2024
Inflação afeta 42% dos consumidores e cenário é de 'sobrevivência financeira'

Para 42% dos consumidores, o aumento generalizado de preços de produtos e serviços em consequência do aumento da inflação impactou negativamente suas finanças nos últimos 12 meses.

É o que aponta o estudo "Consumidor do Amanhã 2024", realizado pela Mosaiclab, empresa de inteligência de mercado do Gouvêa Ecosystem, apresentado nesta terça-feira (17/09) no primeiro dia do Latam Retail Show, em São Paulo. Karen Cavalcanti, sócia-fundadora da Mosaiclab, diz que as empresas devem observar esses novos padrões de comportamento para se tornar mais atraentes aos consumidores.

NÃO ESSENCIAIS

De acordo com o estudo, 63% dos entrevistados relataram que os gastos com alimentação são os que mais pesam no orçamento doméstico, seguidos por energia elétrica (50%), água (34%) e impostos (34%). Nas classes mais altas, as despesas com saúde também são expressivas, impactando 44% dos entrevistados da classe A e 35% da classe B, em comparação com 33% da média geral (inclui C e D).

Além disso, 21% dos brasileiros disseram enfrentar dificuldades com contas que se tornaram impagáveis, como cartões de crédito e financiamentos, em função dos juros elevados.

Esse cenário tem reduzido a capacidade de consumo de um modo geral, e em alguns segmentos de forma mais acentuada: apenas 21% dos gastos são direcionados para atividades como passeios, viagens e cinema, por exemplo. “O que vemos é uma busca por sobrevivência financeira, em que o consumo de produtos e serviços não-essenciais fica em segundo plano”, afirmou. 

HÁBITOS

O estudo mostra também que marketplaces e aplicativos de entrega estão se consolidando como os canais de compra preferidos pelos brasileiros. No universo de compras on-line, as farmácias lideram, com 62% dos consumidores utilizando esse canal, seguidas por supermercados (60%).

Aplicativos como iFood e Rappi são utilizados por 43% dos consumidores o que, segundo o levantamento reflete a crescente demanda por conveniência e agilidade. Além disso, 38% dos entrevistados acreditam que esses apps continuarão a ser parte essencial das compras nos próximos cinco anos.

As plataformas de marcas orientais, como Alibaba, Shein, Shopee e Temu também se destacaram, com 42% dos consumidores relatando uso frequente e 39% prevendo a continuidade dessa tendência.

Segundo Karen, esse crescimento é impulsionado por preços competitivos, ampla variedade de produtos e uma experiência de compra aprimorada, com prazos de entrega mais rápidos.

Outra constatação está no atacarejo, setor que está se firmando como uma opção de compra cada vez mais popular entre os brasileiros – 51% dos consumidores utilizam o canal atualmente, e 40% acreditam que ele se tornará ainda mais relevante nos próximos cinco anos.

Esse crescimento está diretamente ligado ao perfil do chamado smart consumer, que prioriza maximizar o valor das compras sem comprometer toda a carteira, conforme apontado no estudo.

PAGAMENTOS 

No quesito meios de pagamento, com respostas cumulativas, 55% dos consumidores disseram preferir o Pix, seguido por 45% que utilizam cartão de crédito, e 42% que optam pelo cartão de débito.

Segundo o estudo, o uso de créditos, como cashback, pontos e milhas também se destaca, atraindo um número crescente de consumidores que estão aprendendo a utilizá-los de forma mais eficiente.

No entanto, a pesquisa aponta duas vertentes para esse tipo de pagamento: embora ofereça conveniência e ajude na fidelização do cliente, por outro lado ele não circula diretamente para a compra de outros produtos ou serviços.

LARES

O estudo identificou algumas mudanças no comportamento do consumidor que estão impactando a forma de compra, além das questões econômicas do país. Entre elas, está o aumento do número de idosos e o crescimento dos lares unipessoais ou compostos apenas por adultos e impulsionam a demanda por produtos e serviços específicos, como cuidados de especializados de saúde e habitações adaptadas.

Segundo o Censo de 2022, a média de moradores por domicílio caiu de 3,31 (Censo 2010) para 2,79 pessoas. Entre 2021 e 2024, o número de pessoas morando sozinhas subiu de 8% para 10%. Já os lares compostos por um a dois adultos, sem crianças, cresceram de 29% para 33%. Em contraste, a proporção de lares com crianças diminuiu de 48% para 45%.

FOTO: Tânia Rego/Agência Brasil

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física