Boa Vista: 58% dos consumidores pretendem presentear no Dia dos Pais

Percentual é menor que o registrado em pesquisa realizada em igual data do ano passado, quando 62% afirmaram ter intenção de presentear

Redação DC
12/Ago/2022
  • btn-whatsapp

Levantamento realizado pela Boa Vista mostra que 58% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais neste ano. A intenção de compra é menor do que a registrada em igual data do ano passado, 62%.

Entre os 42% dos consumidores ouvidos pela Boa Vista que não vão fazer compras para a data, 28% não o farão por conta do endividamento. Além desses, 24% não têm esse hábito, enquanto 18% apontaram a diminuição da renda como principal motivo. A priorização de outras despesas e o desemprego foram os outros dois motivos apontados, ambos com 16% das menções.

Nesse ano, a escolha do presente será pautada, principalmente, pela necessidade e valor do presente. Enquanto 32% levarão em conta a utilidade do presente, 31% tomarão a decisão baseada no preço. Além disso, valores e práticas sustentáveis adotadas pelas marcas foram citados por apenas 6% dos respondentes. 

VALOR DO PRESENTE

Com o cenário econômico pouco favorável, 49% dos consumidores declararam ter a intenção de gastar uma quantia similar ao ano passado. Em paralelo, 26% devem gastar mais e outros 25% desejam pagar menos do que em 2021.

Mesmo considerando importante presentear nesta data, entre os consumidores que pretendem gastar menos, 46% gastarão menos devido à alta dos preços, 37% pretendem priorizar outras contas e 17% alegaram ter sofrido uma redução nos ganhos familiares.

No entanto, o gasto médio planejado pelos consumidores neste ano deve ficar em torno de R$ 174, ao passo que o ano anterior registrou R$ 137. Vale ressaltar que 60% dos consumidores consideram gastar no máximo R$ 200.

“Fatores como a alta na taxa de juros e a crescente inadimplência ajudam a explicar o comportamento mais comedido do consumidor em relação às compras para o Dia dos Pais. A inflação também fez com que o poder de compra do consumidor diminuísse nos últimos trimestres e, naturalmente, o consumidor tem priorizado os gastos do dia a dia”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Em linha com outras datas comemorativas, os itens mais procurados pelo consumidor serão os de vestuário e calçados, com 36% das menções. 20% vão escolher acessórios como presente, enquanto 18% vão preferir itens de perfumaria. 9% indicaram smartphones e celulares como presente, 7% dos consumidores comprarão bebidas e 4% outros eletrônicos.

FORMA DE PAGAMENTO

A Boa Vista apurou que 61% dos consumidores que pretendem presentear na data farão a comprar à vista, enquanto os outros 39% optarão pelo parcelamento. Entre eles, 39% pagarão a compra com o cartão de débito, enquanto 30% vão usar o cartão de crédito.

O PIX já faz parte do portfólio de meios de pagamento do consumidor, e será considerado por 14% deles no momento de pagar as compras de presentes para o Dia dos Pais.

Entre os 40% que pretendem parcelar a compra, 87% o farão pelo cartão de crédito. O PIX parcelado também já parece fazer parte dos hábitos dos consumidores, registrando 4% das menções.

Por fim, a pesquisa ainda testou a hipótese de contratação de algum tipo de crédito pessoal por parte dos consumidores, caso precisassem complementar a renda para aumentar o poder de compra nesta data comemorativa. Questionados sobre isso, 52% afirmaram que certamente não contrariam crédito para essa finalidade.

Outros 17% indicaram que provavelmente não fariam nenhuma busca por crédito. Apenas 31% deles estariam predispostos a fazerem esse tipo de contratação para apoiar com as compras do período.

 

IMAGEM: Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Colunistas