3 caminhos eficientes para vender seus produtos pela Internet
“Ao criar uma loja no mundo digital, os critérios do varejo tradicional ainda têm seu valor - como visibilidade, fácil acesso, design atraente, comunicação clara e um bom mix de produtos”

Há 30 anos, se você tivesse produtos e preços competitivos, seu próximo passo seria encontrar um endereço de alta visibilidade. Ou seja, um ponto de venda localizado em uma região com tráfego intenso de clientes em potencial na sua cidade.
Naquela época, ter um ponto de venda estratégico era meio caminho andado para o sucesso no varejo. E, embora o ponto físico ainda seja importante, seu significado e dinâmica ganharam outros contornos.
Atualmente, alguns dos pontos de venda mais estratégicos não esperam o cliente chegar - vão até ele.
Recentemente, visitei meu amigo e jovem empreendedor Jeferson, dono de uma loja de móveis modulares. Durante a conversa no jantar, perguntei pra ele:
“Jeferson, qual é o seu maior desafio hoje?”
Ele respondeu o que muitos comerciantes provavelmente diriam:
“Me posicionar na internet, Daniel…”
Quando o Jeferson disse “me posicionar”, ele quis dizer: “Quero ter uma ‘loja’ na internet onde milhares de pessoas com potencial de compra possam me visitar todos os dias, conhecer meus produtos e adquirir itens do nosso portfólio.”
E o ponto é exatamente esse: ao criar uma loja no mundo digital, os critérios do varejo tradicional ainda têm seu valor - como visibilidade, fácil acesso, design atraente, comunicação clara e um bom mix de produtos.
Porém, além desses critérios, você também precisa saber onde se posicionar.
Entre as diversas estratégias possíveis, quero destacar as três que considero mais relevantes atualmente - quando bem executadas:
1- Fazer anúncios em canais de pesquisa, como o Google, ou em redes sociais, para levar consumidores interessados diretamente ao seu WhatsApp ou loja virtual.
2- Estabelecer parcerias com influenciadores que falam diariamente com o seu público-alvo, para que apresentem seus produtos e gerem vendas.
3- Marcar presença em marketplaces - aquelas grandes lojas online com milhões de visitas diárias, como Magalu, Mercado Livre, entre outros.
Cada estratégia tem seus prós e contras. Dependendo do seu tipo de negócio e da sua familiaridade com o digital, você poderá ser mais eficiente em uma ou outra - ou até mesmo combinar algumas delas de forma inteligente.
Independentemente da sua escolha, posicionar estrategicamente o seu ponto de venda na internet também é meio caminho andado para o sucesso hoje em dia.
Espero que tanto você quanto o Jeferson encontrem essa resposta o quanto antes - e sigam vendendo e crescendo!
**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do Diário do Comércio
IMAGEM: Freepik