O efeito Morango do Amor nas confeitarias paulistas

“O fôlego financeiro proveniente das vendas inesperadas foi fundamental para as confeiteiras colocarem dívidas em dia, contratarem outras pessoas e, acima de tudo, sustentarem as suas famílias”

Daniel Clodoaldo
07/Ago/2025
Consultor de empresas, assessor na SP Negócios, coordenador adjunto do FJE da ACSP e diretor do CJE da Fiesp
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O efeito Morango do Amor nas confeitarias paulistas

Ontem à noite fui surpreendido no Instagram pelo discurso emocionado de uma confeiteira do extremo sul da zona sul de São Paulo. Ela já começou o vídeo dizendo: “Olha, eu nem sei quem foi a pessoa que criou o Morango do Amor, mas eu e muitas outras confeiteiras do Brasil inteiro precisamos te agradecer.”

Depois de duas semanas de muito trabalho, várias confeiteiras começaram a publicar vídeos de gratidão por causa do fenômeno do Morango do Amor. Num dos relatos que assisti, outra confeiteira relatou: “Olha, gente, eu estava muito preocupada em como iria pagar as contas no final do mês porque desde que abri minha loja o açaí não estava atraindo a quantidade de público que eu precisava.”

E não é só o setor de confeitaria da nossa cidade que tem a agradecer não, pequenos produtores, casas de embalagens e diversos lojistas de insumos sentiram o efeito “Morango do Amor” nas suas lojas, vendo seus estoques zerando do dia para a noite e fornecedores sem reposição disponível.

Para a grande maioria destes pequenos negócios, e para as milhares de empreendedoras individuais que trabalham com confeitaria e doces, o morango do amor foi um fôlego financeiro inesperado - quase que como uma segunda Páscoa.

E, apesar do morango do amor não deixar muitas delas dormirem direito de tanto trabalhar, ou por não saberem mais onde encontrar matéria-prima para produzir, esse fôlego financeiro proveniente das vendas inesperadas foi fundamental para elas colocarem dívidas em dia, contratarem outras pessoas para ajudá-las a produzir ou fazer entrega e, acima de tudo, sustentar as suas famílias.

Ainda não sabemos se esse fenômeno foi apenas mais uma onda da internet ou se o produto vai incorporar o mix de produtos das confeiteiras do Brasil, mas que ele cumpriu um papel fundamental na vida e trabalho de muitos produtores, distribuidores e lojistas do país, isso ele cumpriu.

E você, sentiu o efeito “Morango do Amor” de alguma forma?

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do Diário do Comércio

 

IMAGEM: Doçura Docinhos/divulgação

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