A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

De ícone publicitário às causas sociais, Gina continua sinônimo de palito

O símbolo da marca surgiu em 1975, com a imagem de uma atriz polonesa. Companhia prevê fabricar 7,3 bilhões de palitos em 2025

Vitor Nuzzi - DC News
30/Dez/2024
De ícone publicitário às causas sociais, Gina continua sinônimo de palito

O simples ato de beliscar comida com palito tem, hoje em dia, um viés global. A madeira usada como matéria-prima é russa. A fabricação, chinesa. A modelo que virou símbolo da marca nasceu na Polônia. Mas essa marca, da fabricante de palitos Gina, é brasileiríssima: nasceu em 1947, em Itatiba, interior de São Paulo, como A. Rela & Cia. Ltda, o sobrenome da família.

Começou como fabricante de máquinas. Chegou a ter outro nome, ainda em 1945, prestando serviços de manutenção, mas mudou de atividade dois anos depois. Das máquinas (para moinhos, fecularias) e da torrefação de café (Itatibense, produzido desde 1951), a empresa passaria para os palitos, que se tornaria um case publicitário, com o rosto feminino que estampa as caixinhas desde meados dos anos 1970.

A Gina estima que deverão ser produzidos 7,3 bilhões de palitos no próximo ano. Além de 163,8 milhões de espetos de churrasco e 66,5 milhões de prendedores de roupa. Mas nunca houve uma Gina na empresa – pelo menos com esse nome. Havia, sim, Rosa Del Nero Rela, filha do alfaiate Vicente e da dona de casa Giacomina. No Brasil, Rosa casou-se com Alfredo Rela, outro descendente de imigrantes italianos. Mecânico e chefe das oficinas da Estrada de Ferro Itatibense – e futuro prefeito, já nos anos 1970. Giácomo, 25 anos à época, e outros filhos do casal abriram a oficina mecânica que se tornaria A. Rela Indústria e Comércio – dos reparos, passou a vender máquinas e motores. “Os irmãos do meu avô (Giácomo) são todos mecânicos”, disse o presidente do Conselho de Administração, também Alfredo Rela.

Mas e a Gina?

Dona Gina era como a família chamava Rosa. Assim, o nome escolhido para a marca de palitos foi uma homenagem à matriarca. Ainda na década de 1950, primeiro foram fabricados palitos de sorvete. Os chamados palitos de dente, que eles chamam de “roliços”, vieram depois. E assim, dona Rosa, ou dona Gina, foi parar na caixa do produto. 

Na verdade, no início não eram caixinhas. “Era um macinho transparente. A ideia de pôr numa caixinha foi um de nossos tios”, afirmou Alfredo. Já embutia um objetivo de praticidade: o usuário poderia pegar quantos palitos quisesse, um a um. A própria embalagem funcionava como um paliteiro. “A primeira caixinha tinha o desenho do paliteiro, mas não vendia. Aí, contratamos uma agência.”

QUASE UMA NOVELA

Aqui começa a história dentro da história. A agência escolhida para divulgar a marca foi a Diagrama, de Roberto Muylaert, jornalista, escritor, ex-presidente da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Já estávamos em 1975. Não se sabe quem foi o pai da ideia, mas alguém escolheu a modelo e atriz Zofia Burk, 29 anos, desde os cinco no Brasil – nasceu na Polônia rm 1946.

Zofia, que já aparecia em propagandas, também teve papéis na televisão e até no cinema. Em 1970, por exemplo, ela atuou no filme Beto Rockfeller, inspirado em popular novela do mesmo nome. O longa tinha no elenco, além de Luís Gustavo, o personagem principal, gente como Plínio Marcos, Cleyde Yáconis, Otelo Zeloni, Lélia Abramo e Raul Cortez. (Nos créditos, o nome é “abrasileirado” para Sofia.) Ao chegar no estúdio para as fotos, ela imaginou que iria figurar em imagens publicitárias de uma marca de palitos. Não que seria a “própria” marca. Foi assim que o rosto da polonesa Zofia foi para a caixinha.

Hoje, os palitos Gina vêm de fora, da China. “Importamos 100%”, disse Alfredo. Custos de produção e de câmbio levaram a essa decisão. “Exportávamos para mais de 20 países. Os chineses, em vez de cobrar (taxa de exportação), dão desconto. Aqui, a cadeia de impostos é cavalar”, disse Alfredo. Até 15% da produção ia para o exterior, mas desde 2006 a empresa só atende o mercado interno. Espetos e varais são fabricados na unidade de Nova Ponte (MG).

Como os palitos já vêm prontos da China, a madeira utilizada (bétula) é da região da Sibéria. Segundo ele, se assemelha à araucária. As importações começaram em 2016, foram interrompidas na pandemia e retomadas em 2023. Segundo Alfredo, o faturamento máximo é de R$ 54 milhões ao ano (e no mínimo R$ 30 milhões). Os palitos respondem por quase 70%. As vendas aumentam no verão, quando os palitinhos são usados para beliscar aperitivos. 

GINA-TREND

Nos últimos anos, Gina passou por um processo de transformação. Foi integrada às redes sociais e virou personagem, adaptada aos momentos: Gina Natalina, Gina Criativa, Gina Junina, Bloco da Gina e outros temas nessa linha. Ganhou paródias também, como a Gina Indelicada, ainda nos tempos de Orkut. E decidiu se engajar em causas sociais e campanhas de prevenção, como Outubro Rosa e Novembro Azul, com a caixinha-paliteiro mudando o visual e adaptada às cores de cada mobilização.

Como diz Leandro Costa, fundador e CEO da agência MediaAppeal, Gina foi personificada, no que os publicitários chamam de branding – o processo de criação e desenvolvimento de uma marca e sua imagem.

Foi nesse sentido que a Gina firmou parceria com a ONG Mães da Sé, para divulgar fotografias de pessoas desaparecidas. As embalagens de palitos, que segundo Leandro estão “em 99% dos pontos de venda do Brasil”, passaram a estampar imagens de desaparecidos. No total, 126, em três campanhas realizadas até agora.

A empresa também foi procurada pelo canal Desaparecidos, com 143 mil seguidores no YouTube. “A gente entrega conexão com as pessoas”, afirmou. “por exemplo, quem mais nos ajudou a identificar que o produto não estava legal [no início da importação] foram as donas de casa. No momento em que a marca entrega uma causa social, transcendeu a marca em si.”

IMAGEM: Divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Matérias relacionadas

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física