A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

De peixeiro a empresário: Hélio Tatsuo ensina a vender mais

No livro Você Nasceu para Vender Muito, o fundador do grupo Hoken conta sua trajetória e revela suas técnicas para conquistar clientes

Thais Ferreira
16/Mar/2018
De peixeiro a empresário: Hélio Tatsuo ensina a vender mais

Como um homem que trabalhou como feirante até os 20 anos e não completou o ensino médio se tornar proprietário de um grupo de empresas? A resposta é uma mistura de persistência, inteligência e técnicas de venda.

Nos Estados Unidos, Hélio Tatsuo, 49 anos, seria chamado de self made man (expressão utilizada para definir um indivíduo se tornou bem-sucedido pelos seus esforços).

E bem que a vida do empresário poderia ser o roteiro de filme hollywoodiano. Em vez das telas, a história foi parar nas páginas do recém-lançado livro Você Nasceu para Vender Muito, publicado pela Editora Gente.

Tatsuo perdeu a mãe aos nove anos. Um ano depois, começou a trabalhar ao lado do pai em uma barraca de peixe nas feiras livres de São Paulo.

Para realizar o sonho de infância de enriquecer, ele decidiu se tornar vendedor. Não foi uma opção, Comercializou títulos de clube, colchões e sandálias terapêuticas.

Aos 26 anos, ganhava cerca de 40 mil dólares por mês, como conta no livro.

Enfrentou diversos contratempos, como uma empresa que fechou dando o calote nos funcionários, confisco das poupanças em 1990 e, posteriormente, um descontrole no fluxo de caixa da empresa.

Em 1997, fundou o Grupo Hoken que inclui a Hoken International Company, fábrica de purificadores de água, Hai Franchising, licenciadora das marcas do grupo, HK Club, clube de afiliados que realizam vendas diretas, e Tatsuo Academy, escola de treinamento para vendedores. 

A empresa de Tatsuo conta com centenas de franquias distribuídas em todo o país e mais de 4 mil afiliados. O faturamento da rede ultrapassa R$ 100 milhões anuais.

Tatsuo se especializou no ramo de vendas diretas. Um mercado movimentou R$ 45,2 bilhões em 2017, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

O BOM VENDEDOR

De acordo com Tatsuo, ele não é o estereótipo do vendedor: um homem tímido com ascendência japonesa e que começou com poucos recursos.

Por essas características e por falta de outras, ele se considera um grande exemplo de que qualquer um pode se tornar um bom vendedor.  A receita para isso envolve treinamento, prática e trabalho duro.

“Escrevi para um perfil de leitor parecido com o meu no início da carreira: alguém com baixa escolaridade e renda familiar inferior a R$ 2,5 mil”, afirma. “Além disso, usei uma linguagem simples e com técnicas de storytelling para cativar mesmo aqueles que não hábito de leitura.”

O livro também quer preencher uma lacuna de conhecimento. Para Tatsuo, os treinamentos de vendas que são realizados pelas empresas costumam não ser eficientes.

Ele vai além e acredita que falta nas escolas uma matéria que ensine as crianças técnicas de comunicação que as ajudem a se tornarem futuros vendedores.

“A venda é resultado de uma sequência de ações linguísticas”, afirma.   

TÉCNICA

No começo de sua trajetória, Tatsuo apenas observava e copiava os vendedores mais eficientes. Aos poucos, ele aprendeu sobre os instrumentos básicos da profissão: uma boa aparência, carisma e elogios para conquistar os clientes.

Ele conseguiu dar um salto na carreira quando começou a estudar, praticar e aperfeiçoar métodos de venda. Por isso, leu diversos livros e participou de diversos treinamentos. Até aperfeiçoar sua própria metodologia.

As mais de 200 páginas do livro são resultado desses anos de dedicação que e estão recheadas de técnicas de venda misturadas com a história de vida do empresário.

Para Tatsuo, o bom vendedor é aquele consegue unir habilidades técnicas e comportamentais. A primeira pode ser aprendida com treinamento, estudos e práticas. Já a segunda está relacionada a qualidades como perseverança, otimismo e garra.

Ele acredita que o principal erro que os vendedores cometem está em uma abordagem despreparada. Muitos vendedores de loja, por exemplo, apenas oferecem ajuda aos clientes e não tem um “script” de venda para se aproximar do consumidor.

“Toda vez que um cliente entra em uma loja e sai sem comprar, é uma oportunidade perdida”, afirma.

PERSISTÊNCIA

Uma das chaves do sucesso de Tatsuo foi o esforço continuo. Durante seus cursos de treinamento ele costuma brincar com os alunos: “Quem marca mais gols Neymar ou eu?”, pergunta. Obviamente, os alunos afirmam que o jogador profissional irá ganhar a disputa.

Ele acrescenta: “Mas e se o Neymar tiver três chutes a gol e eu tiver 300?”. Nessa hipótese, o resultado se inverte.

Ele usa o exemplo para mostrar que a probabilidade sempre é maior para quem persiste. Ou seja, quanto mais clientes forem abordados a maior é a chance de realizar uma venda.  

“Fui um grande vendedor porque, enquanto a maioria só trabalha durante a semana e depois do almoço, eu trabalhava de manhã, de tarde e de noite e aos sábados e domingos”, afirma Tatsuo. “Eu não era o melhor, mas tinha mais chances que realizar as vendas do que os outros.”

FOTO: Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física