A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Dia dos Namorados será positivo para o comércio, mesmo com perda de ritmo da economia

Expectativa da FecomercioSP é por uma alta de 4,8% no faturamento do setor ao longo do mês de junho, na comparação com igual período do ano passado. Em maio deste ano, mês das mães, o crescimento foi mais forte, de 7,4%

Redação DC
03/Jun/2025
  • btn-whatsapp
Dia dos Namorados será positivo para o comércio, mesmo com perda de ritmo da economia

Projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontam que o Dia dos Namorados será positivo, especialmente para o varejo paulista de roupas e acessórios, farmácias e perfumarias e para aqueles que comercializam itens eletroeletrônicos.

O faturamento do comércio deve expandir 4,8% em junho, na comparação com igual período do ano passado, segundo a FecomercioSP. No caso de artigos de vestuário, acessórios e calçados, a projeção é de alta de 9,3%, com receitas brutas chegando a R$ 10,3 bilhões no mês.

Para farmácias e perfumarias, a expectativa é que o faturamento alcance R$ 12,3 bilhões, uma expansão de 8%.

O varejo de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e lojas de departamento vai incrementar suas receitas em 6,9%, alcançando R$ 7,8 bilhões em junho.

Para as lojas de móveis e decoração, a projeção é de faturamento de 1,7 bilhões, alta de 4,9%.

E supermercados, que segundo a FecomercioSP sentirão algum impacto da data com a venda de chocolates, vinhos e flores, devem ver as receitas alcançarem R$ 40,8 bilhões, alta de 2,3% em relação ao ano passado.

Perda de fôlego

Embora as projeções mostrem números melhores que os observados no Dia dos Namorados de 2024, quando a comparação é feita com o mês de maio de 2025, quando aconteceu o Dia das Mães, outra data forte para o varejo, há perda de ritmo nas vendas.  

Segundo a Fecomercio-SP, os segmentos mais sensíveis do varejo paulista subiram suas receitas em 7,4% em maio – lembrando que a expectativa para junho é de alta de 4,8%.

“Considerando que o Dia dos Namorados é uma das três datas mais relevantes da sazonalidade do setor, esse dado é um indicador importante da conjuntura atual. A inflação no setor de serviços tem corroído parte da renda das famílias destinada ao consumo, e os juros altos afetam o crédito a médio e longo prazos”, avalia a entidade.

A FecomercioSP ainda calcula que o endividamento na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) afete 69,2% das famílias, sendo que 19,3% estão inadimplentes, o que compromete as compras de itens com maior valor agregado, que normalmente são parcelados.

Tendências de consumo

Pesquisas de empresas membros dos conselhos da FecomercioSP, assim como análises econômicas produzidas pela entidade e por sindicatos afiliados no interior do Estado, mostram algumas tendências que, nos últimos anos, têm marcado o Dia dos Namorados.

É o caso do uso dessa data por consumidores solteiros que promovem o autocuidado, muitas vezes impactando segmentos diferentes dos usuais.

“O setor do Turismo também registra, ano após ano, efeitos positivos em alguns dos seus serviços, resultado de uma demanda cada vez maior por viagens curtas — ainda mais se a data cair perto do fim de semana (em 2025, será numa quinta-feira) — e por jantares em lugares diferentes, por exemplo, onde há o fator da experiência embutido no serviço.”

O varejo, por sua vez, procura se adaptar a todas essas tendências com ofertas novas. “Muitos lojistas do segmento de vestuário disponibilizam combos de presentes, em que é possível comprar, de uma vez só, flores, chocolates, acessórios e uma peça de roupa.”

Já outras áreas apostam no crescimento digital, inclusive com estratégias para capturar clientes de última hora. “São aquelas que investem em campanhas mais agressivas nas redes sociais, com influenciadores digitais e até gift cards e cupons de desconto para compras acima de faixas de valores.”

 

IMAGEM: Luludi/DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Colunistas