A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Essa padaria é boa para cachorro

Fundada pelos irmãos Chen, a Padaria Pet, que vende comidas e petiscos para animais de estimação, espera crescer 10% neste ano. Na foto, Rodrigo Chen, Arquelau So, responsável pela expansão das franquias, e Ricardo Chen

Thais Ferreira
12/Jul/2017
Essa padaria é boa para cachorro

Os últimos anos não têm sido nada fáceis para os comerciantes. Somente em 2016, o varejo perdeu 108,7 mil pontos de venda, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com a retomada da economia, a expectativa é que os números estabilizem e voltem a ficar positivos. Em meio a esse cenário que mistura fragilidade e esperança acontece o Dia do Comerciante, a ser comemorado no próximo domingo (16/7). Para marcar a data, o Diário do Comércio inicia com esta reportagem a série “Poder Jovem no Comércio”, que retrata as histórias e anseios de uma nova geração de comerciantes

                                                    *************

Uma padaria com bolos, cervejas, gelatinas, biscoitos, sorvetes, sucos e patês não parece fora do comum. 

Mas os produtos encontrados no número 502 da Oscar Freire, na zona oeste de São Paulo, não são feitos para consumo de pessoas, e sim para cães e gatos.

A ideia de criar comidas e petiscos para animais, que fogem da ração convencional, saiu da cabeça dos  gêmeos Rodrigo e Ricardo Chen, de 36 anos, fundadores da Padaria Pet.

A inspiração veio dos Estados Unidos. Durante uma viagem àquele país, em 2010, eles observaram as primeiras lojas desse tipo. Decidiram, então, trazer a novidade para o Brasil.

DIVERSIFICAR

A Padaria Pet não foi a primeira empreitada dos irmãos Chen.  A influência veio do pai, chinês da cidade de Xangai, que emigrou para o Brasil, e sempre teve sua própria empresa.

O pontapé inicial aconteceu na época da faculdade. Rodrigo e Ricardo são formados em engenharia pela Universidade de São Paulo (USP). Lá, eles fizeram parte da primeira turma do curso de empreendedorismo.

Durante esse período, montaram a primeira empresa: um site de compras coletivas. A ideia era juntar alunos de diversas universidades para conseguir descontos nos livros acadêmicos.

Anos mais tarde, eles se aventuram em empresas de benefícios, segurança e na confecção de brindes.

“Com o agravamento da crise em 2015, a primeira coisa que os empresários começaram a cortar foram os supérfluos, principalmente os brindes”, afirma Rodrigo. “A empresa teve uma perda de faturamento gigantesco”

Em vez de demitir os funcionários, eles decidiram tirar a Padaria Pet do papel e realocá-los no novo negócio.  A primeira loja foi inaugurada no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

 A decisão de investir no mercado de animais de estimação foi acertada. O Brasil é um dos maiores mercados do mundo neste setor, só perde para Estados Unidos e Reino Unido.

Mesmo com a recessão econômica, os produtos para os bichinhos movimentaram R$ 18 bilhões em 2016, um crescimento de 4,9% em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação Nacional de Distribuidores de Produtos Pet (Andipet).

EXPANSÃO

A primeira loja serviu com um teste para que os irmãos pudessem analisar a aceitação do mercado. “Foi um sucesso e decidimos transformar a Padaria Pet em algo maior”, afirma Rodrigo Chen.

Em 2016, eles começar a planejar a expansão por meio do modelo de franquias. E abriram a loja conceito na Rua Oscar Freire.

O endereço foi escolhido a dedo para dar visibilidade à marca, já que a rua concentra diversas lojas importantes e um bom número de consumidores.

No mesmo ano, Ricardo Chen recebeu o prêmio de "comerciante do ano", atribuído pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e, posteriormente, se tornou um dos conselheiros da distrital de Pinheiros.

Além de vender as guloseimas, o estabelecimento dos irmãos Chen é um grande espaço de convivência para cães, gatos e donos.

A loja possui uma piscina de bolinhas para os animais, cinema e espaço para festas.  Futuramente, serão oferecidas aulas de judô para cães.

Além das franquias, a Padaria Pet também planeja crescer vendendo sua linha de produtos para outros Pet Shops.

“Ter produtos diferentes dos convencionais, como sorvete para cachorros, pode ajudar os comerciantes a se destacarem dos concorrentes locais”, afirma Rodrigo.

Para esse ano, os irmãos esperam crescimento de 10%. A meta para 2018 é ambiciosa: abrir 10 franquias e ter 100 distribuidores dos produtos da marca.

De acordo com Rodrigo Chen, o segredo para ser um empreendedor bem-sucedido é "trabalho duro e profissionalismo".

Não é apenas discurso. Quando cheguei à loja para fazer a entrevista, Rodrigo varria a calçada e Ricardo estava agachado no chão arrumando os produtos de uma prateleira.  Os irmãos Chen não têm medo de pegar no pesado.

 

FOTOS E VÍDEO: Thaís Ferreira/DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física