Havanna inaugura primeira gelateria artesanal em SP e acelera expansão no Brasil
Shopping Anália Franco foi o local escolhido para abrir a loja de estreia da capital paulista; a rede prevê 400 unidades até 2027 em todo o país

A tradicional marca argentina Havanna, conhecida por seus alfajores e o característico doce de leite, dá início a uma nova fase de atuação no Brasil com a abertura de sua primeira gelateria própria em São Paulo. O espaço, batizado de Heladeria Havanna, foi inaugurado na quinta-feira (26) no Shopping Anália Franco, na zona Leste.
A primeira unidade foi inaugurada no Brasil em maio deste ano, em Porto Alegre (RS). A aposta em gelaterias faz parte de um projeto maior de crescimento da rede no país. Até o final de 2025, a expectativa é abrir 60 novas Heladerias em diversas regiões brasileiras. A projeção é alcançar a meta de 400 unidades até 2027.
O formato de franquia inclui desde pequenos quiosques até lojas completas, com investimento inicial estimado em R$ 320 mil. A previsão de retorno é de 15 a 18 meses, com rentabilidade média de 18% ao mês.
Nos seis meses seguintes ao lançamento em Porto Alegre, a rede informou que comercializou 110 unidades da nova franquia. Além do Shopping Anália Franco, seis novos pontos começam a operar neste mês, sendo mais dois em shoppings da rede Multiplan.
Segundo Adriana Villela, diretora de Expansão da Havanna Brasil, a proposta da Heladeria representa mais do que uma novidade comercial — é um desdobramento natural da essência da marca.
“A Heladeria é a nossa forma de trazer ainda mais da Argentina para o Brasil. É uma extensão natural da nossa história com o doce de leite, agora em forma de sorvete artesanal, com qualidade e identidade marcantes. E agora essa expansão começa em São Paulo”, afirma.

O mercado de sorvetes premium no Brasil vive um momento de expansão, impulsionado por consumidores que valorizam produtos artesanais, com ingredientes naturais e formulações mais leves, como menor teor de açúcar e ausência de conservantes.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), as gelaterias artesanais correspondem a 20% da receita total do mercado, enquanto as grandes fabricantes respondem pelos 80% restantes.
De um modo geral, o mercado brasileiro de sorvetes e gelatos é bastante expressivo, contando com mais de 11 mil empresas atuantes, das quais cerca de 92% são micro e pequenas empresas. O setor gera um faturamento anual superior a R$ 14 bilhões e registra um consumo médio de quase 5 litros de sorvete por pessoa ao ano.
Cardápio
O menu inicial da Heladeria Havanna oferece 14 opções, incluindo combinações como pistache com doce de leite, chocolate belga com doce de leite e o inédito sabor Mar del Plata — elaborado com toque de sal marinho, inspirado no novo alfajor da marca.
Além dos sorvetes, a loja disponibiliza milk-shakes, cafés, sobremesas e itens tradicionais do portfólio Havanna, como os alfajores e o pote de doce de leite. A unidade do Shopping Anália Franco funciona diariamente, das 10h às 22h, com estrutura para atender até 32 clientes simultaneamente e uma equipe de seis funcionários.
Fabíola Soares Date, superintendente do Shopping Anália Franco, comenta para o Diário do Comércio a abertura da primeira unidade da gelateria da Havanna da capital no empreendimento. “Estamos sempre em busca de inovação no nosso mix, para seguir oferecendo experiências atrativas aos nossos frequentadores. Ser o primeiro shopping a receber a loja Heladeria Havanna reforça esse compromisso e representa uma conquista importante para nós”, diz.
Múltiplos formatos
Além da Heladeria, a Havanna continua expandindo seus outros modelos de negócio. A marca opera no país desde 2006 e já conta com mais de 200 pontos em funcionamento, a maioria sob o regime de franquias. Hoje, três modelos principais estão disponíveis para investidores: Cafeteria Tradicional, Cafeteria Espresso e agora a Heladeria.
O modelo Tradicional oferece um cardápio completo em espaços a partir de 25 m² e requer aporte mínimo de R$ 340 mil para quiosque ou a partir de R$ 420 mil para a loja. A lucratividade estimada é de 20 a 23%, com retorno de investimento de 16 a 23 meses.
Já a versão Espresso, focada em consumo rápido e operações mais compactas, com cardápio reduzido e itens no modelo take Away, tem investimento a partir de R$ 180 mil, lucratividade de 25% a 27% e retorno de investimento de 16 a 18 meses.
No caso da Heladeria, a opção de negócio requer metragem a partir de 12 m² (operação não possui área de mesas), com investimento a partir de R$ 320 mil. O retorno de investimento é de 15 a 18 meses.
A estratégia de crescimento da marca reflete o bom desempenho do doce de leite argentino e dos produtos da linha de sobremesas no mercado brasileiro — especialmente nas grandes redes varejistas da região Sudeste, onde a presença dos sorvetes em potes da marca já era significativa.
Fundada em 1939 na Argentina, a Havanna se consolidou como uma referência em produtos típicos do país vizinho. Hoje, está presente em 12 nações, somando mais de 2.500 pontos de venda ao redor do mundo.
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IMAGENS: Havanna/divulgação