A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Havanna inaugura primeira gelateria artesanal em SP e acelera expansão no Brasil

Shopping Anália Franco foi o local escolhido para abrir a loja de estreia da capital paulista; a rede prevê 400 unidades até 2027 em todo o país

Cibele Gandolpho
30/Jun/2025
  • btn-whatsapp
Havanna inaugura primeira gelateria artesanal em SP e acelera expansão no Brasil

A tradicional marca argentina Havanna, conhecida por seus alfajores e o característico doce de leite, dá início a uma nova fase de atuação no Brasil com a abertura de sua primeira gelateria própria em São Paulo. O espaço, batizado de Heladeria Havanna, foi inaugurado na quinta-feira (26) no Shopping Anália Franco, na zona Leste.

A primeira unidade foi inaugurada no Brasil em maio deste ano, em Porto Alegre (RS). A aposta em gelaterias faz parte de um projeto maior de crescimento da rede no país. Até o final de 2025, a expectativa é abrir 60 novas Heladerias em diversas regiões brasileiras. A projeção é alcançar a meta de 400 unidades até 2027.

O formato de franquia inclui desde pequenos quiosques até lojas completas, com investimento inicial estimado em R$ 320 mil. A previsão de retorno é de 15 a 18 meses, com rentabilidade média de 18% ao mês.

Nos seis meses seguintes ao lançamento em Porto Alegre, a rede informou que comercializou 110 unidades da nova franquia. Além do Shopping Anália Franco, seis novos pontos começam a operar neste mês, sendo mais dois em shoppings da rede Multiplan.

Segundo Adriana Villela, diretora de Expansão da Havanna Brasil, a proposta da Heladeria representa mais do que uma novidade comercial — é um desdobramento natural da essência da marca.

“A Heladeria é a nossa forma de trazer ainda mais da Argentina para o Brasil. É uma extensão natural da nossa história com o doce de leite, agora em forma de sorvete artesanal, com qualidade e identidade marcantes. E agora essa expansão começa em São Paulo”, afirma.

No formato de franquia, o investimento inicial em uma unidade da Heladeria é de R$ 320 mil, com previsão de retorno entre 15 e 18 meses e rentabilidade média de 18% ao mês

 

O mercado de sorvetes premium no Brasil vive um momento de expansão, impulsionado por consumidores que valorizam produtos artesanais, com ingredientes naturais e formulações mais leves, como menor teor de açúcar e ausência de conservantes.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), as gelaterias artesanais correspondem a 20% da receita total do mercado, enquanto as grandes fabricantes respondem pelos 80% restantes.

De um modo geral, o mercado brasileiro de sorvetes e gelatos é bastante expressivo, contando com mais de 11 mil empresas atuantes, das quais cerca de 92% são micro e pequenas empresas. O setor gera um faturamento anual superior a R$ 14 bilhões e registra um consumo médio de quase 5 litros de sorvete por pessoa ao ano.

Cardápio

O menu inicial da Heladeria Havanna oferece 14 opções, incluindo combinações como pistache com doce de leite, chocolate belga com doce de leite e o inédito sabor Mar del Plata — elaborado com toque de sal marinho, inspirado no novo alfajor da marca.

Além dos sorvetes, a loja disponibiliza milk-shakes, cafés, sobremesas e itens tradicionais do portfólio Havanna, como os alfajores e o pote de doce de leite. A unidade do Shopping Anália Franco funciona diariamente, das 10h às 22h, com estrutura para atender até 32 clientes simultaneamente e uma equipe de seis funcionários.

Fabíola Soares Date, superintendente do Shopping Anália Franco, comenta para o Diário do Comércio a abertura da primeira unidade da gelateria da Havanna da capital no empreendimento. “Estamos sempre em busca de inovação no nosso mix, para seguir oferecendo experiências atrativas aos nossos frequentadores. Ser o primeiro shopping a receber a loja Heladeria Havanna reforça esse compromisso e representa uma conquista importante para nós”, diz.

Múltiplos formatos

Além da Heladeria, a Havanna continua expandindo seus outros modelos de negócio. A marca opera no país desde 2006 e já conta com mais de 200 pontos em funcionamento, a maioria sob o regime de franquias. Hoje, três modelos principais estão disponíveis para investidores: Cafeteria Tradicional, Cafeteria Espresso e agora a Heladeria.

O modelo Tradicional oferece um cardápio completo em espaços a partir de 25 m² e requer aporte mínimo de R$ 340 mil para quiosque ou a partir de R$ 420 mil para a loja. A lucratividade estimada é de 20 a 23%, com retorno de investimento de 16 a 23 meses.

Já a versão Espresso, focada em consumo rápido e operações mais compactas, com cardápio reduzido e itens no modelo take Away, tem investimento a partir de R$ 180 mil, lucratividade de 25% a 27% e retorno de investimento de 16 a 18 meses.

No caso da Heladeria, a opção de negócio requer metragem a partir de 12 m² (operação não possui área de mesas), com investimento a partir de R$ 320 mil. O retorno de investimento é de 15 a 18 meses.

A estratégia de crescimento da marca reflete o bom desempenho do doce de leite argentino e dos produtos da linha de sobremesas no mercado brasileiro — especialmente nas grandes redes varejistas da região Sudeste, onde a presença dos sorvetes em potes da marca já era significativa.

Fundada em 1939 na Argentina, a Havanna se consolidou como uma referência em produtos típicos do país vizinho. Hoje, está presente em 12 nações, somando mais de 2.500 pontos de venda ao redor do mundo.

LEIA MAIS

Gelaterias crescem em SP e apontam tendências para o setor

 

IMAGENS: Havanna/divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Colunistas