Lavanderias por aplicativo ganham espaço com lockers inteligentes

Além de eliminar custos para condomínios residenciais, modelo digital como o da Lavanderia 60 minutos (na foto) atrai franqueados que apostam em inovação e consumidores que querem mais comodidade

Cibele Gandolpho
12/Ago/2025
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Lavanderias por aplicativo ganham espaço com lockers inteligentes

A digitalização de serviços domésticos avança em diversas áreas, incluindo o hábito de lavar roupas. Em São Paulo, empresas têm adotado lockers inteligentes — armários automatizados instalados em condomínios residenciais e comerciais — como pontos de coleta e devolução de roupas lavadas.

O morador deposita suas roupas em um dos compartimentos, aciona o serviço pelo aplicativo e, entre 24 e 48 horas, recebe as peças limpas no mesmo local.

Presente no Brasil há 30 anos e com mais de 580 pontos de atendimento no país, a 5àSec é uma das empresas que oferece o serviço de armários digitais desde 2019.O formato pode ser instalado pelos franqueados que já compõem a rede em condomínios residenciais, comerciais e academias.

Segundo Fernando Toledo, vice-presidente de operações da 5àsec, o serviço tem feito sucesso: atualmente, a rede conta com 75 armários digitais, e a projeção é ter 100 novas operações até o primeiro semestre de 2026.

“Com o aumento dos empreendimentos compactos, a verticalização das moradias e a busca crescente por conveniência, enxergamos uma excelente oportunidade ao levar o modelo de armários digitais para dentro de condomínios e centros comerciais, como academias e malls", afirma. "A pandemia acelerou ainda mais essa demanda, reforçando a preferência por soluções que ofereçam praticidade e autonomia, sem que o cliente precise sair de casa ou do ambiente de trabalho.”

Já a Lavanderia 60 Minutos oferece o serviço Laundry in Box. Os lockers são instalados nas áreas comuns dos edifícios sem necessidade de obras, uso de energia elétrica do prédio ou custos para o condomínio. A lavagem é feita por unidades franqueadas, com uso de insumos biodegradáveis e baixo consumo de água. A previsão da empresa é chegar a 2 mil unidades até o fim do ano.

CEO do Grupo Hi, que opera a marca Lavanderia 60 Minutos, Isaelson Oliveira explica que o modelo Laundry in Box é oferecido por meio de franquias e operação própria. O investimento inicial parte de R$ 49,9 mil, com direito a dez armários. Cada armário adicional pode ser adquirido por R$ 3 mil.

“Ao eliminar deslocamentos até lavanderias externas, filas e processos manuais, o Laundry in Box proporciona uma nova experiência de consumo, que se alinha à tendência de automação dos serviços domésticos e à preferência por soluções acessadas pelo celular.” 

Ele explica que a proposta é tornar a lavagem de roupas tão simples quanto pedir uma refeição ou um carro por aplicativo. “Temos visto o mercado de serviços evoluir de forma muito rápida, e o Laundry in Box é a nossa resposta a essa tendência." O retorno costuma acontecer em até seis meses, e o sistema permite escalar o negócio com baixo risco e grande capilaridade, afirma.

A prospecção de novos pontos é feita por uma equipe própria, franqueados e também via parcerias com incorporadoras e administradoras de condomínios. “Estamos acompanhando uma revolução silenciosa no modo como as pessoas gerenciam o tempo. A lavanderia digital não é apenas um serviço: ela representa uma nova forma de viver, mais prática, mais consciente e mais conectada”, diz Oliveira.

Locker da 5àSec, que atua com o modelo de 2019, pode ser instalado pelos franqueados da rede em condomínios residenciais, comerciais e academias


Além de condomínios, o Laundry in Box já mira novos nichos, como supermercados, flats, coworkings e empresas com mais de 100 funcionários. O serviço é cobrado por compartimento: cada box de 60 litros custa R$ 59,90 e comporta entre 25 e 39 peças de roupa. O cliente faz o pagamento pelo aplicativo, tranca o armário com senha e aguarda a devolução no mesmo local.

Outras empresas também operam com o modelo - como a BonaSecco, outra empresa que adotou o modelo automatizado, com funcionamento 24 horas por dia e operação digital em condomínios residenciais, empresariais, shoppings, supermercados e centros comerciais. A empresa planeja expansão no mercado nacional.

Já na Laundry2u, outra opção de empresa de lockers, o preço dos armários vai de R$ 49 (para 15 peças) a R$ 105 (150 peças). Também há opções de valores para trazer a roupa já passada: a partir de 15 peças por R$ 68.

VALOR AGREGADO

Rodrigo Catani, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, explica que o modelo chama atenção não só pela praticidade, mas também por não gerar despesas para o condomínio. Em todos os casos, a instalação dos lockers é gratuita, e não há consumo de recursos como energia ou água do prédio. A vantagem é que a operação é feita por equipes externas, e o morador tem total autonomia sobre o uso, sem depender da administração ou de funcionários internos.

“Além de agregar valor ao imóvel, os lockers são um diferencial competitivo para síndicos e incorporadoras que buscam inovação, conforto e sustentabilidade para os moradores. Em uma época que o tempo virou artigo de luxo, ter o serviço de lavanderia a poucos passos de casa — e acessível pelo celular — é um atrativo cada vez mais valorizado”, afirma.

Já o consultor de negócios imobiliários Luiz Brezovnik avalia que este modelo de negócio está totalmente alinhado ao perfil do consumidor atual, que busca mais conveniência e praticidade no seu dia a dia, e isso é levado em consideração quando ele visita um imóvel.

“Percebendo essa demanda, os condomínios passaram a oferecer diversos tipos de serviços como lojas autônomas, serviços de lavanderia, feiras, serviços de limpeza sob demanda, lockers para delivery de produtos ou alimentos, dog walker, entre outros. Isso gera interesse e valor agregado”, avalia.

A ideia é que o morador consiga resolver várias de suas demandas sem precisar sair de casa, ganhando assim mais tempo e passando a valorizar mais o condomínio e suas facilidades. É assim uma ferramenta de fidelização para os atuais moradores e uma atratividade para novos condôminos.

“A tendência é que essa oferta em condomínios cresça ainda mais, ampliando o portfólio de serviços e indo para outras cidades grandes, fora dos grandes centros metropolitanos”, sinaliza o especialista.

IMAGENS: Divulgação

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