A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Metrô-SP 50 Anos. De acessório sexual a prótese de perna, 2,4 milhões de objetos já foram esquecidos

Central de Achados e Perdidos (CAP) do Metrô e da CPTM já encontrou mais de 2,4 milhões de objetos. Turista argentino chegou a esquecer mochila com notebook, câmera fotográfica profissional e R$ 36 mil em espécie

Bruna Galati - DC News
24/Set/2024
Metrô-SP 50 Anos. De acessório sexual a prótese de perna, 2,4 milhões de objetos já foram esquecidos

Há 50 anos, em 16 de setembro de 1974, os primeiros paulistanos faziam suas viagens inaugurais no metrô. Havia apenas uma linha (a atual 1-Azul) e sete estações (da Vila Mariana até o Jabaquara).

De lá para cá, se aproxima da primeira centena de estações (em operação são 91), e bateu 104km de extensão. Para marcar este meio século do sistema – decisivo não apenas para a mobilidade da metrópole, mas igualmente em sua transformação econômica –, a agência DC NEWS iniciou a série Metrô-SP 50 Anos. Pelos próximos dias, veicularemos reportagens para narrar suas melhores histórias e seus maiores desafios. Na de hoje, a sexta da série, o sistema de achados & perdidos.

Reportagem 6. Achados & Perdidos

Em 1975, apenas um ano após a inauguração do Metrô de São Paulo, foi criado o  setor de Achados e Perdidos do sistema. Em 1999, o mesmo serviço foi implementado na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Hoje, a Central de Achados e Perdidos (CAP) do Metrô e da CPTM já encontrou mais de 2,4 milhões de objetos. Com um detalhe: essa contabilização só começou a ser feita a partir de 2006 pela CPTM e de 2010 pelo Metrô.

Do total de bens recuperados, cerca de 730 mil (30,5%) foram devolvidos aos donos. Para as empresas, o serviço tem se mostrado essencial à assistência aos passageiros, e à manutenção da confiança no sistema de transporte público paulistano.

Há de tudo entre os objetos já esquecidos pelos usuários, desde os mais comuns – bilhetes de transporte, celulares, documentos, carteiras e crachás – a coisas mais insólitas.

Neste segundo grupo estão carrinhos de bebê, cadeiras de rodas, luvas de boxe, acessórios sexuais e até a prótese de uma perna. Há perdas de alto valor. Chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro da CPTM, Viviane Vizioni, lembra de um desses casos, protagonizado por um turista argentino que, em 2022, de férias no Brasil, esqueceu uma mochila na estação da Luz.

Dentro havia um computador, uma câmera fotográfica profissional e cerca de R$ 36 mil em espécie. “Encontramos um comprovante do hotel onde ele estava hospedado, no Guarujá (SP). Com isso, conseguimos localizar o dono, que estava desesperado. Aquele dinheiro todo seria para pagar o hotel e as despesas da viagem.” 

A Central de Achados e Perdidos (CAP) do Metrô e da CPTM: 2,4 milhões de objetos



DONOS

A busca pelo dono de um item esquecido não é apenas reativa, quando a pessoa busca o pertence. Há também uma busca ativa. Na CPTM, por exemplo, ela consiste num esforço investigativo que envolve o cruzamento de informações a partir do banco de dados da empresa, com o objetivo de localizar o dono do objeto perdido. Segundo Viviane Vizioni, quando algum item é encontrado, seja por usuário ou pela equipe do transporte público, é feito o cadastramento do objeto e enviado para a CAP.

Depois, o primeiro passo é tentar encontrar indícios que permita localizar o dono. “Verificamos documentos, cartões de visita, contatos salvos nos celulares, e tentamos contatar o proprietário do objeto perdido ou algum amigo ou familiar”, explica. “Além disso, utilizamos um banco de dados interno, que contém mais de 800 mil nomes cadastrados feitos pelo nosso 0800.” 

Os objetos esquecidos são mantidos nas centrais do Metrô e da CPTM por 60 dias


Só este ano, as CAPs ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) registraram mensalmente em média 10 mil objetos esquecidos pelos passageiros. Com o trabalho de busca ativa desenvolvido pelas CAPs da CPTM, do Metrô e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), cerca de um terço já foi devolvido aos proprietários.

Os itens esquecidos são mantidos nas centrais do Metrô e da CPTM por 60 dias. Após esse período, documentos são enviados aos órgãos emissores, enquanto outros objetos são doados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP). Cartões bancários são destruídos.

Os passageiros que perderam algum pertence devem se dirigir à Central de Achados e Perdidos, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 20h, exceto feriados, e comprovar a propriedade do item.

A consulta de documentos e objetos pode ser realizada presencialmente ou por telefone (0800-7707722, todos os dias, das 5h à meia-noite). No caso do Metrô, também é possível consultar pelo site os objetos identificados. “Mesmo que o item não esteja imediatamente disponível, avisamos quando for encontrado”, disse Viviane. As CAPs estão localizadas nas estações Palmeiras-Barra Funda e Sé.

Itens esquecidos (ou abandonados) nas linhas do Metrô e CPTM


LEIA MAIS: 

1. Os vários nascimentos do metrô de São Paulo

2. Implosões abrem caminho para o Centro

3. Estação da Luz 

4. Extensão do sistema deveria quase triplicar

5. Acidentes e incidentes  

FOTOS: Secretaria do Transporte Metroviário

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física