A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

O que diferencia um atendimento de qualidade de um vendedor chato?

Existe uma linha tênue entre o atendimento impecável, caloroso, prestativo e o atendimento massivo e pegajoso

Evandro Madeira
11/Fev/2022
O que diferencia um atendimento de qualidade de um vendedor chato?

Em uma loja, diversos fatores são importantes para que ela se destaque: a apresentação, o cuidado com a comunicação da vitrine, o visual merchandising de exposição, a luz, música ambiente, as fragrâncias… mas, acima de tudo isso, está o atendimento. Praticado de uma maneira correta e eficiente, é ele que vai fazer com que os clientes voltem, mesmo que os outros pontos não sejam tão incríveis assim.

E como alcançar essa excelência?

O varejo é fascinante e o ponto alto deste setor, com certeza, sempre será o atendimento de qualidade. O atendimento é tudo. É ele que materializa o DNA e a missão da marca e, além de tudo, garante que a comunicação em cada loja seja efetiva, assertiva e, o mais importante, fidelize os clientes.

Quantas vezes você já não foi em uma loja linda, com ótimos produtos e preços atrativos, mas nunca mais voltou porque o atendimento era péssimo? A boa relação com o cliente não se baseia apenas na simpatia do vendedor e nem significa que aquelas pessoas mais comunicativas serão ótimas vendedoras.

Existe uma linha tênue entre o atendimento impecável, caloroso, prestativo e o atendimento massivo, pegajoso e até mesmo chato. A diferença não depende apenas da “vocação” ou do “jeito para a coisa”.

A equipe de vendas precisa ser muito bem preparada. É imprescindível que todos estejam envolvidos com a marca e com o propósito que ela carrega, para que exista um sentido no atendimento e ele esteja diretamente ligado ao que a marca pensa, prepara, cuida e oferece para o seu cliente.

A partir do momento em que os lojistas e os colaboradores compreendem esse ponto, as coisas passam a fluir melhor. É aí que a marca entende o quanto é necessário preparar os profissionais para que eles possam exercer o papel de “embaixadores” dentro de cada loja. Depois disso, “a mágica acontece”.

O atendimento se torna uma verdadeira prestação de serviço para o cliente e de uma maneira natural, nada forçado ou pedante. E, mais do que atendimento, os vendedores são capazes de prestar uma curadoria para cada um que se interessa pelos produtos e oferecem um serviço de qualidade muito superior.

Sem esse treinamento adequado, o atendimento se torna chato, cansativo e, claro, tem o efeito contrário: o de afastar possíveis compradores. Quem nunca passou por situações irritantes em lojas? Vendedores pegajosos, insistentes, que fazem diversas perguntas – que nem sempre você quer responder – e tentam, com muita inconveniência, empurrar produtos.

Outro atendimento nada efetivo é aquele repleto de frases prontas: “ficou ótimo em você”. “Nossa, é a sua cara”. E aqueles ainda piores, que fazem comentários invasivos como: “ficou muito bom, deixou você mais magro”. Tudo isso mostra o despreparo desses vendedores.

Agora, um atendimento bem feito vai além da venda, aquele momento se torna uma experiência de marca. O atendente tem todo o preparo, entende do segmento e, mais do que isso, conhece cada produto que está vendendo. É assim que ele pode entender o que realmente será útil para cada cliente. E é claro que os consumidores percebem isso e gostam de receber essa atenção especial.

Em um momento como esse, o comprador se deixa levar de maneira leve, se envolve com os produtos, se encanta, passa a consumir a marca com mais frequência e busca sempre por aqueles produtos e por aquele serviço tão especial.

Os vendedores, claro, precisam estar conectados com a marca para qual trabalham, mas também precisam ter a sensibilidade de entender as peculiaridades de cada cliente. Aquilo que ele vai oferecer precisa ter sentido para o público, precisa ter a ver com a personalidade de cada consumidor e acontecer uma identificação.

E, mesmo com tudo isso, o que fideliza, deixa o cliente encantado, o faz voltar e querer mais, é o atendimento impecável, quase que personalizado, que um bom vendedor consegue realizar, fazendo uma curadoria sobre o que vai oferecer e prestando um serviço “saboroso” para quem consome.

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do Diário do Comércio

IMAGEM: Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física