A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Transporte de contêineres e internacionalização de empresas

A Associação Comercial de São Paulo debate as tendências de custos e competitividade no transporte de contêineres em workshop que será realizado dia 16/05

Comércio Exterior
14/Mai/2018
Transporte de contêineres e internacionalização de empresas

*Por José Cândido Senna, Coordenador Geral do Projeto Exporta, São Paulo, promovido pela Facesp e SP-Chamber/ACSP.

 

As profundas transformações no transporte marítimo internacional de contêineres, em especial as relacionadas à reorganização da oferta de serviços, estão provocando mudanças na gestão da logística de exportações e importações, abrindo espaço para a consolidação de processos de internacionalização de empresas exportadoras por meio de subsidiárias de distribuição e comercialização a partir do fortalecimento de vendas nas modalidades Delivered (At Terminal, At Place e Duty Paid).

Tal cenário fundamenta-se nos resultados da análise da intensa busca por economias de escala de embarcações porta-contêineres, responsáveis pela quase totalidade do transporte de produtos industrializados e de café, bem como de outros com origem agrícola, como açúcar e soja.

Na navegação de longo curso (entre portos de diferentes países), de acordo com levantamentos da Solve Shipping Intelligence e matéria veiculada na edição de 8 de maio último em Portos e Navios, os dados mensais de dezembro de 2010 e maio de 2018 mostram que a capacidade nominal dos maiores navios que atracaram em portos brasileiros evoluiu de 5.905 para 11.037 TEUs (Twenty Feet Equivalent Units), enquanto a quantidade de serviços (joint services) diminuiu de 35 para 18 e a de armadores, de 27 para 16.

O principal aspecto da reorganização da oferta desses serviços é a expressiva queda da quantidade de escalas nos portos. Em Santos, considerando-se os movimentos anuais acumulados em 2010 e 2017, as atracações de porta-contêineres caíram de 2.908 para 1.912, enquanto o total de contêineres cheios em ambos os sentidos evoluiu de 1,9 milhão para 2,5 milhões de TEUs.

Com base nesse comportamento conclui-se que as consignações médias cresceram cerca de 97%, passando de 651 para 1.283 TEUs por atracação.

O maior intervalo entre uma atracação e a seguinte implica na elevação de estoques em trânsito, com maiores lotes de cargas para atender às demandas de importadores, acarretando o aumento do custo de capital de giro de exportadores.

Usuários que embarcam páletes em contêiner LCL (Less Than Container Load) tendem a migrar para contêiner cheio FCL (Full Container Load), enquanto os usuários de unidades de 20 passam a demandar as de 40 pés, ampliando de alguma maneira os lotes enviados ao exterior.

A questão que emerge desse quadro é a definição estratégica do local de posicionamento de estoques para recompor os níveis de rentabilidade, explorando-se ao mesmo tempo um diferencial de competitividade com agregação de valor no atendimento a clientes. Entre as opções, a maior proximidade ao importador é, sem dúvida, a mais promissora.

Nas negociações em que exportadores consigam migrar das tradicionais vendas FOB e CIF para as realizadas nas modalidades Delivered, assumindo a responsabilidade por entregas de produtos no destino e os riscos inerentes a essas operações, eles tornam-se capazes de atender melhor seus clientes, compartilhando com os mesmos a gestão dos seus próprios estoques.

Os que praticam a produção ou a distribuição enxuta (lean production or lean distribution) certamente estarão dispostos a pagar mais pelos produtos, na medida em que percebam reduções de custos proporcionadas por reposições mais frequentes e em menores lotes de cargas, facilitadas pelo posicionamento estratégico de estoques de seus fornecedores.

O preço mais alto poderá recompor os níveis de rentabilidade e, por conseguinte, de competitividade do produto brasileiro, ampliando as perspectivas de fortalecimento do processo de internacionalização de exportadores com a abertura de subsidiárias de distribuição e comercialização nos países-avo das vendas ao exterior

A discussão do tema será reforçada com as análises e discussões que ocorrerão no workshop Tendências de Custos e Competitividade no Transporte de Contêineres que será realizado na Associação Comercial de São Paulo no próximo dia 16.

 

IMAGEM: Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física