A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

É hora de expandir loja ou aplicar no mercado financeiro?

Em ano de juros altos e economia em desaceleração, três economistas dão sugestões para os empresários sobre o que fazer com eventual sobra de dinheiro no caixa

Fátima Fernandes
28/Jan/2025
É hora de expandir loja ou aplicar no mercado financeiro?

Os empresários brasileiros começam 2025 com um dilema. É melhor investir no negócio, expandir o número de lojas, por exemplo, ou aplicar o dinheiro no mercado financeiro?

A dúvida tem certa razão. A taxa básica de juros do Brasil, de 12,75% ao ano, deve chegar perto de 15% neste semestre, encarecendo o crédito e favorecendo as aplicações financeiras.

Como consequência, a economia brasileira deve passar por um processo de desaceleração, crescer menos do que em 2024, com impacto desfavorável ao consumo.

Para ajudar os lojistas na decisão, o Diário do Comércio ouviu três economistas.

Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM, Fábio Silveira, sócio-diretor da MacroSector, e Fábio Pina, consultor econômico da FecomercioSP.

Evidentemente, a opção de investir ou deixar o dinheiro aplicado depende, além de condições econômicas, da própria situação financeira da empresa e de fatores que envolvem o negócio.

Mas, de forma geral, os três economistas sugerem cautela nos investimentos em 2025, gestão super eficiente e atenção às oportunidades que podem surgir numa economia mais retraída.

“Quem tem dinheiro para investir em mais lojas pode até fazê-lo porque os concorrentes, mais endividados, estarão enfraquecidos com os altos juros”, afirma Pastore.

E esse investimento, diz ele, não precisa ser em loja física, pode ser em canais digitais, na exploração da omnicanalidade, até para atender os ‘novos milionários’ que estão surgindo.

“Agora, é preciso fazer conta, expandir em um modelo de negócio que permita comprar produto a prazo e vender à vista. O lojista não pode financiar o fornecedor e o cliente”, diz.

Com a economia em desaceleração e expectativa de alta de juros, Silveira já tende a sugerir que o melhor negócio, pelo menos neste momento, são as aplicações em títulos públicos.

“Se tiver R$ 10 mil aplicados em renda fixa, esses mesmos R$ 10 mil serão R$ 11.200, R$ 11.300 no final do ano”, diz.

Os setores de serviços e comércio, nas projeções da MacroSector, devem crescer menos do que no ano passado. “Não tem jeito, este deve ser um ano de baixo crescimento.”

Para o setor de Comércio, a expectativa de Silveira é de aumento de 4,7% em 2024 e de 2,7% em 2025. No caso de Serviços, deve sair de uma alta de 3,1%, em 2024, para 1,5% neste ano.

“O empresário deve conter investimento em expansão. Quem decidir investir deve evitar a formação de estoque, cortar custos, maximizar rentabilidade financeira”, diz.

Para Pina, juros altos desestimula os investimentos e o mercado financeiro oferece bons resultados sem risco e sem trabalho. “Há títulos públicos capazes de dar retorno real de 7,5% ao ano.”

Agora, cada empresa tem a sua história financeira, o seu estilo de gestão. “Sugiro uma análise muito criteriosa de qualquer ação para deslanchar investimentos.”

Se falta apenas pintar a loja para a inauguração, por exemplo, o lojista deve terminar a pintura. “O que não faz sentido é pegar dinheiro emprestado em banco para montar uma loja.”

Em sua avaliação, o cenário econômico do Brasil já deve segurar os investimentos em expansão de forma geral.

Agora, é fato também que, em época de economia mais retraída, diz, surgem as oportunidades de negócios para quem não tem problema de caixa.

“A tendência é de os preços dos imóveis diminuírem, uma oportunidade para o empresário que já tinha planos de abrir loja em certo local.”

Veja a seguir alguns trechos das observações feitas pelos economistas:

RICARDO PASTORE

Acabo de voltar da NRF (a maior feita de varejo do mundo que acontece em Nova York, nos EUA) e percebi que os empresários do setor estão desorientados.

A regra do varejo para ter um bom negócio é comprar a prazo e vender à vista. Desde que o varejista mantenha esse princípio, ele começa bem o ano.

Grandes varejistas expandem dessa maneira, pagam os fornecedores em 60 dias e giram as mercadorias em 30 dias. Tudo é determinado na empresa pelo planejamento financeiro.

O lojista não pode financiar o fornecedor e o consumidor, se não ele corre o risco de quebrar num ambiente de economia em desaceleração.

Pegar dinheiro no banco para pagar à vista é arriscado. A expansão só deve acontecer em um modelo de negócio que permita que o produto gire mais rápido.

O que atrapalha muito os negócios é a polarização política. O empresário tem de se blindar deste envolvimento e focar na empresa, estar preparado para navegar em todos os mares.

É um momento que pede mudança no modelo de negócio. Quer expandir, ok, mas essa nova loja vai reforçar o caixa ou vai consumir o caixa? É hora de questionar o produto e o fornecedor.

O fato é que, infelizmente, tem muito lojista com a corda no pescoço.

FÁBIO SILVEIRA

Num ambiente em que a taxa de juros deve ficar perto de 15%, o melhor a se fazer é aplicar recursos em títulos públicos.

Boa parte dos lojistas, imagino, gostaria de ter larga escala, diminuir custo fixo, em uma atividade presencial.

Não é hora de considerar somente as mudanças tecnológicas advindas do e-commerce, e sim de pensar à moda antiga.

2025 vai ser um ano de crescimento baixo e é preciso evitar a formação de estoques, cortar custos. Quem tiver dinheiro sobrando deve ir para o mercado financeiro.

FÁBIO PINA

Não dá para cravar se o empresário deve ir para o mercado financeiro ou investir no negócio. Agora, está mais caro e arriscado investir com juros altos e economia desacelerando.

Acredito que a expansão de loja já será menor porque o prognóstico de resultado é menor para este ano. A economia está desacelerando e os empresários deverão repensar os negócios.

Não existe uma fórmula para todos os empresários. Com certeza, também é um momento de surgirem oportunidades, como um aluguel pela metade do preço. Tem que fazer conta.

 

IMAGEM: Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física