Marketplace de marcas e patentes já está disponível

Ferramenta que simplifica o processo de venda e licenciamento de propriedade intelectual pode ser acessada no site do INPI por meio de consultas gratuitas

Agência Sebrae
11/Nov/2019
  • btn-whatsapp
Marketplace de marcas e patentes já está disponível

A partir de agora, as empresas brasileiras terão mais uma oportunidade de acesso a tecnologias desenvolvidas em outros países. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o Escritório Dinamarquês de Patentes e Marcas (DKPTO) anunciaram a adesão do Brasil a uma plataforma internacional de compra, venda e licenciamento de direitos de propriedade industrial, a IP Marketplace.

A ferramenta, que foi criada em 2007, mas que ganhou uma nova versão em 2017, vai beneficiar principalmente os pequenos negócios da área de tecnologia.

A analista Raquel Minas, da área de Inovação do Sebrae, explica que a plataforma facilita o acesso das empresas brasileiras a um número maior de patentes, marcas e desenhos industriais desenvolvidos em outros países.

“Muitas vezes o empresário tem dificuldade em saber se a patente está à venda e o contato do responsável, mas com essa ferramenta terá facilidade na aquisição”, afirma a especialista.

O IP Marketplace foi desenvolvido pelo DKPTO e promove o primeiro contato entre os potenciais compradores, vendedores, licenciadores, parceiros e investidores, enquanto as negociações e transações são efetivadas diretamente entre as partes.

LEIA MAIS: Registre sua marca (ou arrisque-se a perdê-la)

É um site que funciona como vitrine de marcas, patentes e desenhos industriais. Atualmente, estão registrados 6 mil usuários de 157 países. A participação na plataforma é gratuita e está aberta a empresas, universidades e pessoas físicas, inclusive para os interessados em identificar parceiros para o desenvolvimento de inovações.

Pode ser acessada diretamente do portal do INPI, em sua aba superior fixa, ou na própria página do marketplace. 

FOTO: Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Colunistas