O impacto positivo das novas centralidades urbanas no entorno: o exemplo da Cidade Center Norte

“Combinando revitalização urbana, sustentabilidade, inclusão social e dinamização econômica, a proposta mostra como novas centralidades podem transformar não apenas o espaço físico, mas também a vida das pessoas”

Daniela Pavan
04/Set/2025
  • btn-whatsapp
O impacto positivo das novas centralidades urbanas no entorno: o exemplo da Cidade Center Norte

*Daniela Pavan é gerente executiva de Sustentabilidade do Center Norte

Nos últimos anos, o conceito de novas centralidades urbanas tem ganhado força no mundo todo como resposta aos desafios de crescimento das cidades, à mobilidade urbana e à necessidade de revitalizar áreas que estavam sem uso ou pouco aproveitadas. Esses projetos integram habitação, comércio, serviços, educação, cultura, lazer e áreas verdes em um mesmo território, reduzindo deslocamentos, gerando empregos e promovendo mais qualidade de vida para a população.

Um exemplo concreto dessa tendência é a Cidade Center Norte, que acaba de iniciar um novo capítulo no desenvolvimento urbano da Zona Norte de São Paulo. Com investimento superior a R$ 2 bilhões, o projeto prevê um total de 15 empreendimentos, sendo 11 novos entre residenciais, corporativos, de saúde, educação e lazer, além da revitalização de áreas públicas e da integração com o transporte coletivo.

Mas, na prática, quais são os impactos positivos que novas centralidades como a Cidade Center Norte trazem para o entorno?

Sustentabilidade e inovação

A Cidade Center Norte já nasce alinhada às melhores práticas ESG, com pré-certificação LEED ND e certificação Sistema B, reconhecimentos internacionais para projetos de impacto ambiental e social positivo. Ao adotar o conceito de cidade biofílica, o empreendimento integra áreas verdes, tecnologia e bem-estar humano, criando ambientes mais saudáveis e conectados com a natureza, fundamentais para cidades resilientes e inclusivas.

O Bioma Cidade Center Norte, primeiro residencial do projeto, também recebeu pré-certificação Edge, que atesta práticas construtivas mais eficientes e sustentáveis.

Um modelo para o futuro das cidades

Combinando revitalização urbana, sustentabilidade, inclusão social e dinamização econômica, a Cidade Center Norte mostra como novas centralidades podem transformar não apenas o espaço físico, mas também a vida das pessoas. O projeto se apoia em cinco pilares que o tornam único: conceito urbanístico, cidade completa, impacto social, parcerias público-privadas e certificações, garantindo planejamento, integração e qualidade em cada etapa.

Temos como propósito construir uma nova centralidade na cidade de São Paulo. Acreditamos no potencial da Zona Norte e queremos seguir desenvolvendo e alavancando sinergicamente negócios de varejo, eventos, serviços, entretenimento, desenvolvimento imobiliário e urbano, a fim de gerarmos ainda mais impactos positivos para parceiros, comunidade e o entorno da região.

Esse conceito segue uma tendência mundial de criar bairros integrados, onde moradia, trabalho, lazer e serviços estão próximos e conectados. Projetos como Hudson Yards (Nova York) e Puerto Madero (Buenos Aires) já provaram como é possível revitalizar áreas urbanas e transformá-las em lugares vibrantes e completos, inspiração para o modelo adotado na Zona Norte de São Paulo.

Revitalização urbana e valorização do território

Projetos de centralidade apostam na requalificação de áreas já urbanizadas, evitando o avanço sobre áreas verdes e contribuindo para uma ocupação mais sustentável. No caso da Cidade Center Norte, um dos símbolos desse compromisso é a revitalização da Praça Mashiach Now, que ganhou novos espaços de lazer, iluminação e áreas verdes a partir de um processo de escuta ativa da comunidade.

O local também recebe diariamente uma programação gratuita com aulas e recreação livre de basquete, futsal, dança, caminhada, alongamento e treinamento funcional para diferentes faixas etárias.

Além de gerar bem-estar, essas intervenções tendem a valorizar o entorno, atraindo novos negócios e investimentos e criando um círculo positivo de desenvolvimento econômico e social.

Geração de empregos e dinamização da economia local

Com 94 mil m² de fachadas ativas, 111 mil m² de unidades corporativas e mais de 6 mil unidades residenciais, a Cidade Center Norte traz novas oportunidades de emprego, tanto na fase de construção quanto na operação dos empreendimentos.

Para potencializar esse impacto, o Polo Social Zaki, criado em 2023 na Comunidade Zaki Narchi, oferece atividades culturais, esportivas e de capacitação profissional para crianças, adolescentes e adultos, ampliando o acesso à educação, cultura e geração de renda.

Já o programa Farol Norte, realizado em parceria com as Subprefeituras, conecta capacitação e empregabilidade. Somente neste ano, já foram ofertadas 120 vagas de cursos, com 91 inscritos e 62 formados, além de 356 vagas de emprego e 44 contratações efetivadas.

Mobilidade e qualidade de vida

Projetos de centralidade reduzem a necessidade de longos deslocamentos, aproximando moradia, trabalho, serviços, educação e lazer. Na Cidade Center Norte, essa proposta é fortalecida pelo conceito de “cidade de 10 minutos”, em que as pessoas podem acessar tudo o que precisam a pé ou de bicicleta, além da integração com o transporte público, incluindo a futura travessia segura para a Estação Portuguesa-Tietê.

Essa abordagem melhora a qualidade de vida, reduz a poluição, estimula a convivência e contribui para cidades mais humanas.

Fortalecimento comunitário

Uma centralidade urbana bem planejada não é apenas um empreendimento imobiliário: é uma oportunidade para fortalecer vínculos sociais. Apenas nos últimos 5 anos, o Instituto Center Norte já investiu mais de R$ 14 milhões em projetos de cultura, esporte, capacitação profissional e empregabilidade, impactando diretamente a comunidade Zaki Narchi e ampliando oportunidades para milhares de pessoas.

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do Diário do Comércio

 

IMAGEM: divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

 

Store in Store

Vídeos Resumo Semanal

Marketplaces na mira do ICMS e outros destaques do Diário do Comércio

Marketplaces na mira do ICMS e outros destaques do Diário do Comércio

Wishin estreia em shopping, número de lojas cresce em SP e outros destaques do Diário do Comércio

Padarias enfrentam escassez de mão de obra, MP 232 e outros destaques do Diário do Comércio.

Carga Pesada

Colunistas