A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Só quatro em cada dez varejistas priorizam estratégias antifraude

Estudo da McKinsey estima perdas de até US$ 130 bi ao ano em empresas na América Latina. Por outro lado, metade dos prejuízos podem ser evitados - uma economia que pode chegar a US$ 65 bilhões

Naira Zitei - DC News
12/Set/2024
Só quatro em cada dez varejistas priorizam estratégias antifraude

Estudo feito neste ano de 2024 pela McKinsey & Company traz uma constatação preocupante para o setor varejista: a vulnerabilidade a fraudes. Apenas quatro a cada dez empresas têm alguma estratégia do tipo entre suas prioridades. O levantamento foi feito em toda a América Latina com CEOs de seis segmentos (Agro, Indústria, Instituições Financeiras, Serviços e Tecnologia-Telecom-Mídia, além do Varejo). A questão se agrava pois, do outro lado do balcão, sete a cada dez consumidores só realizam transações com empresas que protegem seus dados.

Uma das razões para este descaso seria deteriorar a experiência com o cliente – já que incluir camadas de proteção aumentaria a fricção e reduziria a retenção. “O desafio para o setor é achar o equilíbrio entre prevenção e experiência do consumidor”, afirmaram os autores do estudo, Elias Goraieb, Roberto Marchi e Patrick Rinski, todos da McKinsey em São Paulo.

Para eles, um caminho é definir claramente o apetite ao risco e o grau de exposição a perdas que a empresa considera aceitável. “Outro passo fundamental é garantir sinergia entre as áreas de risco e de negócios.” Dessa maneira, seria possível construir indicadores que levem em conta as metas de receita, e as perspectivas de fraudes nos processos.

Em termos de preocupação contra fraudes por parte de suas lideranças, o setor varejista (ver gráfico) fica à frente apenas do Agro, em que a questão é estratégica para apenas 19% dos CEOs. Mas está atrás de todos os demais: Serviços (52%), Indústria (56%), Instituições Financeiras (58%) e Tecnologia-Telecom-Mídia (64%). O reflexo disso é uma estimativa de perdas de até US$ 130 bilhões ao ano por causa das fraudes na América Latina. Nos últimos dois anos, 54% das corporações registraram aumento nas perdas. No Brasil foi pior: 60%. 



Apesar do cenário desafiador, a boa notícia, segundo a McKinsey, é que há uma grande oportunidade: metade dos prejuízos pode ser evitada.

“Chegaríamos a uma economia de US$ 65 bilhões na América Latina com uma estratégia preventiva e integrada”, afirmaram os autores. “Porque já não é mais uma questão de 'se', mas de 'quando' uma organização será alvo de ameaças.”

MUNDO FÍSICO

O estudo também mostra que não se trata apenas de fraudes em ambientes digitais, principalmente por meio de malwares (que injetam vírus nos sistemas) e phishing (que usam emails para os ataques). No mundo físico o problema se mantém, sendo a fraude logística a que mais afeta as varejistas – como a falsa devolução de itens e o desvio de mercadorias que não chegam aos clientes.

Para Michele Nogueira, doutora em ciência da computação pela Universidade de Sorbonne, na França, o problema afeta a todos de forma geral, “mas especialmente as empresas que ainda não se preocupam”. Em sua avaliação, as fraudes físicas podem ser combatidas com o uso de dispositivos digitais que controlam todo o processo, desde a produção até chegar nas mãos do consumidor, explica. "E no ambiente digital, adotar medidas que são acessíveis até para pequenas e médias empresas, como o hábito de fazer backup, técnicas de criptografia e realizar treinamento dos funcionários para ficarem atentos e saberem reagir a ataques cibernéticos."

FOTO: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física