YouTube Shopping começa a funcionar no Brasil com Mercado Livre e Shopee

O recurso de compra da plataforma de streaming permite que criadores de conteúdo divulguem produtos e seus seguidores cliquem no próprio vídeo para serem direcionados ao site onde os itens são vendidos

Redação DC
01/Out/2025
  • btn-whatsapp
YouTube Shopping começa a funcionar no Brasil com Mercado Livre e Shopee

O YouTube anunciou a integração dos marketplaces Mercado Livre e Shopee ao YouTube Shopping, o ecossistema de comércio da plataforma de streaming lançado recentemente no Brasil.

Por meio do YouTube Shopping, criadores de conteúdo podem marcar produtos em seus vídeos, lives, posts e shorts. Por sua vez, seus seguidores podem acompanhar as informações sobre esses itens e clicar no próprio vídeo para serem direcionados ao site onde são vendidos, no caso, o Mercado Livre e a Shopee.

Os criadores ganham comissões sobre as vendas que geram. Segundo o YouTube, “o Brasil é um mercado prioritário para as soluções de commerce da plataforma que, globalmente, já conta com mais de 500 mil criadores afiliados ao YouTube Shopping.”

Clarissa Orberg, head de parcerias do YouTube, diz que a novidade permite aos youtubers brasileiros monetizar sua criatividade. “Apenas em 2024, o YouTube contribuiu com R$ 4,94 bilhões para o PIB nacional. A integração do Mercado Livre e da Shopee como nossos primeiros parceiros amplifica ainda mais essa economia de criadores que estamos desenvolvendo", diz.

Para Felipe Piringer, Head de Marketing da Shopee, “a colaboração abre oportunidades para os mais de 5 milhões de participantes do Programa de Criadores e Afiliados da Shopee monetizarem seus conteúdos enquanto promovem produtos que ressoam com seus públicos.”

Renata Gerez, Head de Social Commerce do Mercado Livre, diz que a chegada do YouTube Shopping ao Brasil marca um novo capítulo para o comércio digital. “O crescimento de 310% no nosso programa no último trimestre e as recompensas mais competitivas do mercado reforçam nosso compromisso com a Creator Economy."

 

IMAGEM: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

 

Store in Store

Vídeos Resumo Semanal

Marketplaces na mira do ICMS e outros destaques do Diário do Comércio

Marketplaces na mira do ICMS e outros destaques do Diário do Comércio

Wishin estreia em shopping, número de lojas cresce em SP e outros destaques do Diário do Comércio

Padarias enfrentam escassez de mão de obra, MP 232 e outros destaques do Diário do Comércio.

Carga Pesada

Colunistas