A automação que faltava para sua loja

Conheça as tecnologias que foram apresentadas na Autocom, maior evento de automação comercial da América Latina

Italo Rufino
06/Abr/2019
  • btn-whatsapp
A automação que faltava para sua loja

Nada de protótipos ou soluções que somente são utilizadas por grandes empresas. A 21ª edição da Autocom, feira de reúne fabricantes e distribuidores de equipamentos e softwares de automação comercial, apresentou inovações que já estão acessíveis no mercado brasileiro, inclusive, para pequenas e médias.

O evento, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de abril, em São Paulo, trouxe soluções em experiência do consumidor, gestão fiscal, meios de pagamento e integração omnichannel.

As tecnologias podem ser aplicadas em diversos segmentos do comércio, principalmente em supermercados, moda, pet shop, farmácia e alimentação.

LEIA MAIS: Ferramentas ajudam lojistas a comprar e vender melhor 

De acordo com Zenon Leite, presidente da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), realizadora do evento em parceria com a Francal Feiras, a transformação digital no varejo está cada vez mais presente.

A estimativa é que até 25% do comércio utilize algum nivel de automatização nos próximos cinco anos. Em São Paulo, a taxa será de 35% – atualmente é de 15%.

Segundo o presidente da AFRAC, a automação ainda é vista, equivocadamente, como algo distante pelo pequeno e médio empresário

“Hoje, a tecnologia já está acessível à base da pirâmide dos negócios” diz Zenon. “A maioria das inovações são completamente adaptáveis às pmes que estão em busca de eficiência e competitividade.”

Por exemplo, conforme mostrado no vídeo abaixo, o projetor Epson Light Cine, que exibe estampas luminosas em camisetas e informações sobre produtos em vitrines, custa a partir de R$ 13.000,00. Já a impressora Epson Surecolor F2100, que imprime diretamente em tecido de algodão, sai por volta de R$ 80.000,00.

Ambos equipamentos necessitam de softwares e tecnologias de integração, a depender do tipo de uso, que fazem com que o valor final seja maior.

Em 2019, a expectativa de faturamento no setor de automação comercial é R$ 2,6 bilhões, com crescimento de 4,2%.
Já o varejo deve crescer 7,1%.

“Obviamente, isso depende da reforma previdência”, diz Leite. “Sem ela, o Brasil vai patinar, não teremos crescimento, os investimentos internacionais não virão e podemos voltar a recessão”.

Veja no vídeo abaixo um panorama da Autocom e as tecnologias disponíveis para os comerciantes:

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Vídeos Resumo Semanal

Marketplaces na mira do ICMS e outros destaques do Diário do Comércio

Marketplaces na mira do ICMS e outros destaques do Diário do Comércio

Wishin estreia em shopping, número de lojas cresce em SP e outros destaques do Diário do Comércio

Padarias enfrentam escassez de mão de obra, MP 232 e outros destaques do Diário do Comércio.

Carga Pesada

Colunistas