A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Compras online são habituais para 81% dos brasileiros com mais de 60 anos

Estudo da SBVC aponta que a comodidade e os preços atraem esse público mais maduro para a internet, enquanto a falta de estrutura o afasta das lojas físicas

Redação DC
19/Out/2023
  • btn-whatsapp

A internet deixou de ser um tabu para os consumidores de idade mais avançada, pelo menos é o que mostra pesquisa recente realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que constatou que 81% dos brasileiros com mais de 60 anos fazem regularmente compras on-line. 

A barreira tecnológica que afastava esse público dos e-commerces foi caindo à medida que aplicativos e sites mais simples e intuitivos apareceram. Nessa transição, as barreiras do varejo físico ficaram mais evidentes. 

Segundo o estudo, a dificuldade de acesso às lojas, as filas nos caixas, corredores estreitos e com obstáculos e falta de espaço para descanso foram apontados pelos clientes com mais de 60 anos como entraves do varejo tradicional, em diferentes segmentos. 

Assim, a conveniência da internet passou a ser um atrativo mais valorizado por esse público. Entre os fatores que fizeram esse consumidor entrar no digital estão a possibilidade de comprar a qualquer hora - opção apontada por 67% dos respondentes -, comprar sem sair de casa (66%) e maior facilidade para encontrar produtos (56%).

A comodidade fica atrás apenas do preço, que para 71% do público acima de 60 anos é a maior vantagem da internet. 

O levantamento revela também mudanças na gama de produtos adquiridos on-line por esses consumidores. 

Em 2017, primeiro ano do estudo da SBVC, 36% dos entrevistados com mais de 60 anos afirmaram comprar roupas, calçados e acessórios pela internet. Hoje, 68% adquirem esses itens por canais digitais.    

No caso de produtos estéticos, que nem apareciam nas estatísticas do primeiro ano da pesquisa, hoje são comprados on-line por 55% desses consumidores. No caso de medicamentos, o salto foi de 30%, em 2017, para 63% em 2023. 

Em que se pese a oferta crescente desses produtos pela internet no período analisado, o fato é que os consumidores com mais de 60 anos reagiram a esse incremento de forma ativa. 

Outra mudança expressiva nesses sete anos que separam a primeira e a última pesquisa foi o aumento do uso do smartphone para realizar as compras. Em 2017, esses aparelhos eram usados para compras on-line por 24% dos consumidores com mais de 60 anos. Hoje, 79% o utilizam para esse fim. 

O hábito de comprar pela internet diminui com a idade, mas a lacuna entre os consumidores mais jovens e mais velhos vem diminuindo. Nesse sentido, o estudo detectou que entre o público na faixa de 70 a 79 anos, 76% já fizeram compras on-line. Entre pessoas com mais de 80 anos, 65% já realizaram compras do tipo. 

Diante da dinâmica de comportamento do consumidor mais maduro detectada na pesquisa, a SBVC recomenda que as lojas físicas invistam mais em experiência de compra e treinamento dos funcionários para atender melhor a esse público, e as digitais priorizem a usabilidade e segurança de seus sites. 

Cabe ainda destacar que a população com 65 anos ou mais representava 10,5% dos brasileiros em 2022, segundo dados do IBGE, sendo que há uma tendência de envelhecimento no país. Em 2012, a fatia populacional nessa faixa etária representava 7,7% do total. 

LEIA MAIS: Varejo e serviços ignoram um mercado de R$ 2 trilhões

 

IMAGEM: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Colunistas