A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Local.e vai premiar as melhores marcas de pequenos produtores

Criada pela plataforma que ensina empreendedores a escalar vendas em supermercados, premiação acaba de abrir inscrições para sua 5ª edição. Waldemiro Pereira (na foto) foi o vencedor em 2023, com a Pinati Snacks

Karina Lignelli
13/Dez/2024
Local.e vai premiar as melhores marcas de pequenos produtores

A busca crescente por produtos saudáveis e inovadores na última década, em especial fornecidos por pequenos produtores, é uma tendência de varejo que surgiu no mercado americano com o nome de hyperlocal, mas ganhou força com as mudanças de hábito durante a pandemia. E tem impulsionado pequenas marcas brasileiras de alimentos, bebidas e até cosméticos a conquistarem cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados. 

Para reconhecer o potencial inovador dessas pequenas indústrias brasileiras, a plataforma Local.e, que forma empreendedores para melhorar sua gestão e ensina a escalar suas vendas nos supermercados, acaba de abrir as inscrições para 5ª edição do “Prêmio Local.e”. 

Realizado em parceria com o app Desrotulando (aplicativo que auxilia o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis ao escanear os rótulos dos produtos), o prêmio terá como juradas grandes redes varejistas, que irão escolher os lançamentos de produtos realizados em 2024 com mais potencial de inovação, relevância e saudabilidade para o consumidor.  

O reconhecimento surgiu a partir da iniciativa da especialista em inovação Leila Okumura, co-fundadora da Local.e. Com 15 anos de experiência na consultoria global Nielsen (NIQ), e atuando em multinacionais como Unilever e P&G, ela decidiu, em conjunto com seus ex-colegas de empresa, Juan Stingo e José Eduardo Vivan, colocar a experiência do trio a serviço desses empreendedores, para ajudá-los a escalar vendas no setor supermercadista.  

Apesar da qualidade e dos diferenciais dessas marcas locais, segundo ela, muitas ainda têm dificuldade de acesso a esse canal de vendas, seja por falta de experiência, de familiaridade com o mercado ou, principalmente, por ser um setor dominado por grandes marcas. 

Por terem experiência no varejo brasileiro e no europeu, Leila e os sócios observaram que, assim como no exterior, onde a pequena indústria é ativa e presente em supermercados de todos os portes, aqui também há uma grande diversidade de marcas desenvolvidas por pequenos produtores, com grande potencial para ocupar estes mesmos espaços.

Assim, a Local.e criou uma metodologia própria, para os empreendedores de marcas locais desenvolverem essas habilidades baseada em 4 pilares: busca pelo produto diferenciado, vendas estratégicas, foco no giro do produto e construção de marcas memoráveis. 

Outra questão, segundo Leila, é que, ao contrário da impressão de que produtos locais ou artesanais são mal feitos ou de baixa qualidade, sua experiência mostra que essas pequenas indústrias têm bastante cuidado em seu desenvolvimento e apresentação. Mesmo assim, não conseguem aparecer no varejo - por isso a ideia também de criar o prêmio: para validar o trabalho dos pequenos produtores, e assim dar mais visibilidade a essas marcas. 

“É esse o propósito da Local.e: ajudar nessa ‘dor’ dos pequenos, para fazer com que produtos bons e inovadores finalmente tenham o espaço que merecem nos supermercados.”   

ABRINDO AS PORTAS DO VAREJO

Além de ajudar a impulsionar os pequenos que, segundo Leila, já saem com “pegada de mercado”, o prêmio também é uma estratégia para ampliar a base de alunos da Local.e em 50% em 2025. A ideia é que o modelo de negócios da plataforma dissemine ainda mais o propósito de formar e desenvolver empreendedores dentro da complexidade do varejo.

Em 2023, a marca vencedora do Prêmio Local.e foi a catarinense Pinati Snacks, que produz guloseimas proteicas, e são desenvolvidas pelo empreendedor Waldemiro Pereira.

Ele conta que usou o selo da premiação em materiais de prospecção comercial, no portfólio e na linha do tempo da empresa nas redes sociais, e sentiu que o impacto foi positivo: afinal, mostra a validação que sua marca recebeu por grandes players do varejo nacional. 

"Principalmente para o comprador novo, que está conhecendo a marca, a premiação passa a segurança de que o produto é inovador, e a empresa reconhecida no mercado."  

Leila explica que dois lemas movem a Local.e: você não precisa aprender errando e a jornada empreendedora não precisa ser solitária. "Muitos começam sozinhos e acham que só eles passam por isso. Por isso é preciso se capacitar e entender o jogo para conseguir ganhar espaço no mercado. E sem vitimismo, afinal, o varejo não vai abrir a porta para o pequeno só porque ele tem qualidade, é preciso entregar mais do que isso.”

Na edição 2024, o vencedor do Prêmio Local.e ganhará um estande na Anuga Select Brazil, considerada a maior feira de alimentos e bebidas das Américas, realizada em abril de 2025 no Anhembi (Zona Norte da Capital paulista). Também ganhará um ano de acesso gratuito à Academia Local.e, duas mentorias individuais gratuitas e dois meses gratuitos de Conteúdo de Marca no Desrotulando.

As inscrições para a 5ª edição da premiação, que começaram no dia 2 de dezembro, ficarão abertas até 31 de janeiro de 2025 e podem ser feitas aqui.

 

IMAGEM: divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física