Você pagaria US$ 3 mil pela capa de colchão que garante o sono tranquilo de Musk e Zuckerberg?
Tecnologia de IA embarcada no produto monitora sinais do usuário, temperatura e ambiente para garantir experiência personalizada de conforto

Nada de sustos. Já pensou em aposentar de vez o despertador do celular e ser acordado todos os dias pela sua cama, que vai ajustando a temperatura gradativamente até atingir o nível exato que promova o seu despertar natural na hora programada? Essa é apenas uma das muitas funcionalidades da capa de colchão da startup norte-americana Eight Sleep. A empresa, que se autodenomina a primeira de “fitness do sono” no mundo, anunciou na última semana que captou US$ 100 milhões com investidores. O dinheiro será usado para acelerar a tecnologia e expandir a base de clientes para o varejo das “pessoas comuns” ao redor do mundo.
Hoje a startup é reconhecida por atingir um público seleto de atletas de alto desempenho e grandes executivos, como os pilotos de Fórmula 1 Lewis Hamilton, Charles Leclerc e George Russel, os jogadores de basquete da NBA Matt Dellavedova e Danny Gren, o jogador de futebol do Chelsea Trevoh Chalobah, os empresários Elon Musk e Mark Zuckerberg, e o CEO da equipe da Mercedes de F1, Toto Wolff, entre outros. Mas o apelo da linha de produtos não está apenas nos clientes ilustres, e sim na alta tecnologia que permite total personalização de uso.
Ferramentas de aprimoramento do sono não são exatamente uma novidade no mundo da tecnologia. O mercado de wearables (dispositivos vestíveis) tem vários competidores, como Oura, Fitbit e a própria Apple. Há ainda a empresa médica ResMed, a fabricante de colchões inteligentes Sleep Number e empresas de roupas de cama inteligentes, como a Chilipad, da Sleepme. A solução de nenhuma delas, porém, possui os recursos que permitem o grau de personalização do sistema Autopilot da Eight Sleep, que cria modelos totalmente individualizados e que se adaptam continuamente a cada usuário.
Tecnologia de IA personalizada
A inteligência artificial (IA) embarcada no sistema da empresa lê e monitora métricas como frequência cardíaca e a VFC (variabilidade da frequência cardíaca), respiração e ronco. Também monitora o sono total, sono profundo, fase REM (do inglês Rapid Eye Movement), o horário em que a pessoa adormeceu e acordou, e fase de latência, ou seja, quanto tempo demorou para dormir e acordar. A partir daí, o sistema faz recomendações e aumenta ou diminui a temperatura em diferentes momentos da noite para ajudar o usuário a acordar revigorado.
Segundo a fabricante, pesquisas comprovam que o calor é um dos maiores vilões da má qualidade do sono, com efeitos nos estágios de sono REM e de ondas lentas. Por isso, o ajuste de temperatura faz dormir mais rápido e de maneira mais profunda.

Na prática, trata-se de uma capa repleta de sensores, chamada de Pod, que se molda ao colchão da mesma forma que um lençol com elástico. Ela possui tubos integrados por onde circula água, que resfria ou aquece a superfície da cama, mantendo a temperatura corporal otimizada. O produto é conectado a um “hub”, em formato de roteador, que é o coração do sistema. É ele que armazena os dados coletados, define e orienta os momentos de resfriamento e aquecimento, e promove alarmes vibratórios e térmicos.
Por meio dessa estrutura é possível programar a capa para acordá-lo apenas com a mudança da temperatura no horário certo, já que ele saberá exatamente a maneira ideal de fazer isso. Se preferir, o cliente também pode ativar a vibração da sua cama. Já para aqueles que roncam, ao detectar o início do ronco, a cama altera sua inclinação, elevando um pouco a cabeça do usuário de modo a resolver o problema. O recurso, no entanto, só funciona com a compra de um acessório, uma base que é colocada embaixo do colchão e é vendida à parte.
A base possui ainda alto-falantes integrados, que podem reproduzir sons da natureza, o ruído branco (som uniforme e contínuo que mascara barulhos ambientais) e meditações que ajudam a relaxar e pegar no sono.
Solução para poucos
“A Eight Sleep desenvolveu uma solução completa para otimização do sono e da saúde: hardware, software, IA e bens de consumo que se ajustam dinamicamente às necessidades de cada pessoa”, afirmou Matteo Franceschetti, cofundador e CEO da empresa, durante o anúncio da nova captação financeira.
Os preços de tudo isso, porém, são bastante salgados. No site da fabricante, a capa na versão Pod 5 Core custa US$ 3 mil (equivalentes a R$ 16,3 mil). Com a inclusão da base, o valor sobe para quase US$ 6 mil (cerca de R$ 32,5 mil). Para uma experiência mais completa, é possível adquirir um edredom inteligente, por mais US$ 1 mil (ou R$ 5,4 mil).
O acesso a todos os recursos oferecidos pelos produtos, no entanto, exige um gasto ainda maior. É necessário fazer uma assinatura do sistema, com preços que variam de US$ 17 a US$ 33 (de R$ 92 a R$ 179) por mês, dependendo do pacote escolhido.
Apesar de os executivos da empresa afirmarem que pessoas comuns estão começando a comprar o produto e que as vendas do Pod já alcançaram US$ 500 milhões desde a sua primeira versão, lançada em 2019, a linha da Eight Sleep ainda parece longe de ser acessível para o público real.
Na internet, é fácil achar relatos de quem testou o Pod, em portais como GQ e CNET. Em todos, as avaliações são muito parecidas: os produtos realmente cumprem o que prometem e a experiência do sono melhora, mas os preços são considerados proibitivos.
Alívio na menopausa, na apneia e no bolso
A solução para fechar essa equação pode estar no uso dos US$ 100 milhões recém-captados. Paralelamente ao avanço tecnológico, a companhia quer investir para que suas soluções também ganhem um espectro muito maior. “Este novo financiamento nos permite acelerar a implantação de IA para otimização do sono, expandir para aplicações médicas, como sono na menopausa e apneia do sono, e levar nossa tecnologia a milhões de pessoas em todo o mundo”, afirmou o CEO.
Recentemente, a startup lançou a ferramenta Ondas de Calor, recurso automático de resfriamento dinâmico para aliviar os sintomas da menopausa. A novidade é o primeiro passo do caminho da Eight Sleep para se firmar no campo médico.
A startup está buscando a aprovação da FDA (Food and Drug Administration), a agência reguladora da saúde dos EUA, como dispositivo médico. Dessa forma, suas soluções podem se tornar um tratamento com prescrição médica e cobertura por planos de saúde.
De acordo com Franceschetti, os recursos de monitoramento de saúde rastreiam padrões cardiovasculares e respiratórios com precisão de até 99%. Os dados podem ajudar a enfrentar desafios médicos nesse campo. A empresa pretende desenvolver, por exemplo, intervenções inteligentes para apneia usando o monitoramento biométrico sem contato e os acionamentos em tempo real de seu Pod.
O objetivo é lançar ao mercado o primeiro Agente do Sono (Sleep Agent) do mundo. Ele terá a capacidade de interpretar dados biométricos e simular milhares de avatares digitais por usuário, podendo prever resultados por meio de modelagem avançada. Assim, o Agente pode ajustar de forma inteligente variáveis como temperatura, altitude e rotinas de sono para otimizar a recuperação noturna. Isso permite que a Eight Sleep vá além do rastreamento reativo para uma intervenção proativa e simulada, trazendo inteligência real ao ambiente do sono.
Entre os que apostam no sucesso do projeto e aportaram recursos na rodada de captação estão a empresa de capital de risco e private equity HSG, a empresa de investimentos Valor Equity Partners, o fundo de capital de risco Founders Fund, a aceleradora de startups Y Combinator, e figuras do esporte, como o piloto Charles Leclerc e o CEO da McLaren, Zak Brown.
A linha da Eight Sleep atualmente é vendida pelo site da empresa e é enviada para mais de 30 países, como Canadá, Reino Unido, alguns países da União Europeia, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos. Procurada pela reportagem, a empresa informou que ainda não despacha seus produtos para o Brasil, mas, embora não possua ainda uma data definida, tem planos de começar a distribuir no mercado brasileiro em breve.
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IMAGENS: divulgação