5 franquias que usam ferramentas de IA no dia a dia
De totens que vendem armações de óculos a agentes virtuais que tiram dúvidas dos franqueados, o uso de inteligência artificial começa a crescer no setor de franchising

As franquias brasileiras faturaram R$ 65,9 bilhões no primeiro trimestre de 2025, um crescimento de 8,9% comparado com igual período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Neste setor em expansão e com forte concorrência, as marcas buscam diferenciais, e a inteligência artificial (IA) é uma das apostas das empresas que querem se destacar.
Otimização de processo, aumento nas vendas e melhoria na relação entre franqueado e franqueador são alguns dos benefícios sentidos por redes que investem na tecnologia. De olho nesta novidade, o Diário do Comércio visitou a ABF Franchising Expo, a principal feira do setor de franquias, e conversou com cinco marcas que usam IA em seu dia a dia. Confira:
Visão de futuro
Ter um vendedor dentro da ótica esperando o cliente experimentar cada uma das armações parece ter ficado no passado para a rede Mercadão de Óculos. Para personalizar o atendimento, a marca aposta na tecnologia MDO Ivision, embutida em um totem que faz a leitura facial do cliente para verificar o formato do rosto e indicar, com mais precisão e velocidade, a armação adequada.
Fábio Nadruz, diretor de Marketing e Operações da Mercadão, destaca que a tecnologia MDO Ivision é importante para os negócios porque 60% do sucesso na escolha dos óculos dependem da armação.

Além disso, a tecnologia também ajuda na escolha da lente ideal para o cliente, de acordo com as recomendações do oftalmologista, realizando o mapeamento da vista. “O cliente recebe uma consultoria gratuita durante a venda”, diz Nadruz, que comenta que aqueles compradores mais exigentes, que muitas vezes já têm um orçamento previsto, após o atendimento personalizado ficam mais flexíveis.
Com a MDO Ivision, Nadruz diz que conseguiu 22% de aumento nas vendas. Ainda segundo ele, como a tecnologia faz as vezes de vendedor, ela permite redução na folha de pagamento. “Na nossa rede temos quatro vendedores como padrão, mas muitos franqueados têm percebido que utilizar apenas três, em conjunto com a tecnologia, tem sido efetivo”, diz.
A rede utiliza a MDO Ivision há um ano e meio, implantada após investimento de cerca de R$ 1 milhão. Os franqueados da Mercadão de Óculos podem locar ou comprar o equipamento.
De olho nos vizinhos
No varejo, ter preços competitivos é fundamental para se destacar em meio à concorrência. Pensando nisso, a Market4u, franquia de mercados autônomos, tem implementado o Pricing 2.0, ferramenta que utiliza IA para realizar a precificação dos produtos.
A tecnologia funciona da seguinte forma: o franqueado direciona a sua margem de lucro e a ferramenta, por meio da análise de dados dos seis comércios mais próximos, obtidos por uma empresa especializada, sugere a precificação ideal.
“Antes, o franqueado demorava cerca de duas horas para precificar os produtos de maneira inteligente. Agora, consegue fazer isso em minutos”, explica Sandro Wuicik, sócio-fundador e diretor comercial da Market4u.
“Não é alguém falando: ‘eu acho que tem que vender esse refrigerante por tanto’. Essa ferramenta tem a base de dados do varejo da região, então, eu sei quanto o consumidor paga perto da casa dele, e isso me permite gerar um preço mais atrativo na minha loja”, diz Wuicik.
Além disso, a ferramenta fornece ao franqueado acesso aos produtos mais comprados pelos clientes na região onde está instalado, mostrando quanto ele deixa de faturar por não ter determinado item em suas prateleiras.
Com investimento de cerca de R$ 2 milhões, a ferramenta permite acesso aos dados de 75 mil varejistas do Brasil para conseguir realizar essa análise de forma precisa. Segundo Wuicik, o franqueado da Market4u ganha acesso automático à ferramenta.
Mediadora de conflitos
Pensando em melhorar a relação entre franqueado e franqueador, o Jah Açaí, franquia de açaí, sorvetes e picolés, dotou de inteligência artificial o Agente Online - Jah, um chat usado na comunicação entre os envolvidos com a operação da marca.
“Se a máquina de sorvete do franqueado não está funcionando corretamente, ele não precisa ligar para um corretor e passar minutos no telefone, ele manda uma mensagem para o chat e automaticamente a tecnologia encaminha o passo a passo sobre o que deve ser feito nesta situação”, explica Rafael Corte, CEO do Jah Açaí.
A franqueadora, que recentemente expandiu para a Alemanha, explica que a ferramenta também auxiliou nesse processo de internacionalização, uma vez que as traduções dos manuais e atualizações foram feitas pela IA. Além disso, nesses casos, a tecnologia fornece as soluções conforme o idioma do franqueado.
“Ao implementar uma IA dentro da empresa, é importante entender o seu objetivo, pois se você não souber como usá-la, ela pode sugerir melhorias que não fazem sentido para o negócio”, comenta Corte.
Ele diz ainda que uma das principais queixas dos seus franqueados envolve o treinamento dos colaboradores, que muitas vezes não assistem aos vídeos disponibilizados pela franqueadora. Para resolver essa questão, a empresa passou a produzir vídeos curtos, no estilo dos reels das redes sociais, que são disparados pela IA, que também faz o controle dos colaboradores que assistem aos vídeos e daqueles que não realizam o treinamento.
“O colaborador coloca uma senha para acessar o vídeo e a IA me fornece um relatório com todas as pessoas que assistiram, então passamos essa informação para o franqueado”, explica Corte.
Nesse caso, a tecnologia busca padronizar as unidades da franquia, concentrando as informações na franqueadora, que consegue entender os possíveis pontos que precisam ser melhorados.
Dupla virtual
O Grupo HSH, rede de franquias especializadas em culinária asiática e havaiana no modelo de delivery, utiliza dois agentes de inteligência artificial - chamados de Maria e Iago - para otimizar o atendimento aos franqueados.
Enquanto Maria, que está em uso há cerca de dois meses, responde dúvidas pontuais dos franqueados, Iago é focado em explicar sobre expansão da marca e recepcionar interessados em adquirir a franquia.
“Essa ferramenta traz muito mais agilidade para o franqueado, uma vez que a nossa equipe não está disponível 24 horas por dia, mas a ferramenta fica disponível em qualquer momento”, diz Amauri Sales, sócio-fundador e CEO do Grupo HSH.
Além de auxiliar os franqueados, Sales explica que os agentes de IA garantiram uma economia anual de R$ 90 mil ao franqueador, com a redução de gasto com folha de pagamento.
Sem sinistro
A Vaapty, plataforma digital que conecta vendedores de veículos aos compradores, adotou a ferramenta VA AutoCheck, que usa IA para mapear fotos de veículos e identificar batidas e pequenos riscos - e até levantar sinistros ao extrair o histórico do automóvel.
A empresa diz que a tecnologia pode informar a quantidade de vezes que o veículo foi a uma oficina, trocou o para-brisa, mudou de dono, entre outras informações, fornecendo o laudo de vistoria cautelar obrigatório na hora da venda.
“Essa ferramenta mostra se o carro já foi roubado ou batido, sendo que essas informações afetam o preço final da venda”, explica Mauro Gonçalo, diretor de operações da Vaapty.
Além disso, com o uso da inteligência artificial, na hora da venda, os consultores sobem o veículo na plataforma da franqueadora, que dispara avisos para concessionárias que costumam adquirir aquele modelo de automóvel, realizando uma espécie de leilão, sendo que em minutos o cliente recebe a melhor oferta. Todo o processo, da vistoria à conclusão da venda, pode ser finalizado em até 40 minutos, garante a rede.
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IMAGEM: Freepik