A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Dia das Mães: 46,2% dos consumidores querem presentear na data

Pesquisa ACSP/PiniOn aponta que, com menor propensão ao parcelamento, preferência será por artigos de vestuário, beleza, joias e até celulares, mas de preferência pagos à vista, em dinheiro ou no débito

Redação DC
08/Mai/2024
Dia das Mães: 46,2% dos consumidores querem presentear na data

Neste Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo (12), 46,2% dos consumidores têm planos de presentear. Porém, 31% afirmaram que não têm intenção de fazê-lo e 22,8% ainda estão indecisos. Os dados são da Pesquisa Nacional de Intenção de Compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada em parceria com a PiniOn.

A pesquisa contou com uma amostra de 1.682 entrevistados em todo o país e, em comparação com o ano anterior, há uma diminuição na proporção dos que têm intenção de compra, leve aumento nos que não pretendem comprar e elevação na proporção de indecisos. 

Do grupo de entrevistados que planejam presentear suas mães, 38,1% pretendem gastar mais do que em 2023, enquanto 34,9% desejam o contrário. Na comparação com 2023, diminuiu a proporção daqueles que querem gastar mais, enquanto aumentou a dos não querem. Quando se fala em nível de gasto, a maioria (75,6%) pretende gastar entre R$ 150 e R$ 300. 

O levantamento também revelou que a maioria das compras será realizada em pequenos estabelecimentos (45,7%), com uma preferência por compras presenciais em lojas físicas (61,5%). Além disso, a maioria dos entrevistados (66,7%) indicou que não planeja utilizar a antecipação do 13º salário nas compras do Dia das Mães.

Intenção de Compras do Dia das Mães – Brasil – 2024 (%)  

Categoria

Pretendem Comprar

Dinheiro/Débito

PIX

Parcelado

Vestuário/Calçados/Adereços

46,6

52,6

22,1

25,3

Perfumes/Cosméticos

39,5

52,1

25,3

22,6

Móveis/Eletrodomésticos

29,6

41,6

24,6

33,8

Chocolate/Flores

27,5

56,6

34,0

9,3

Cesta de Café da Manhã

10,4

57,1

34,5

8,3

Pedido de Delivery de Refeição

5,5

49,4

43,8

6,7

Levar para comer fora/Em restaurante

10,2

64,1

29,8

6,1

Joias

6,3

58,8

17,6

23,5

Bijuterias

8,1

50,7

32,5

16,9

Celular/Tablet/Notebook/Computador

15,5

44,8

21,6

33,7

Livros

4,2

58,8

20,6

20,6

Viagem

4,6

40,5

29,7

29,7

 

PREFERÊNCIA POR ITENS DE MENOR VALOR

Os itens de vestuário para as mães seguem como uma das principais opções de presentes, com 46,6%, bem abaixo do que era antes da pandemia (80%). Artigos de beleza, além de joias e bijuterias continuam lembrados, totalizando 53,9% das intenções de compra.

Por outro lado, observa-se um aumento nas áreas de móveis, eletrodomésticos e produtos digitais que, juntos, totalizam 45,1%, ante os 36,2% registrados em 2023 - crescimento que pode ser atribuído, em parte, à redução das taxas de juros nos parcelamentos.

Chocolates continuam populares, representando 14,4% das preferências mesmo após o período da Páscoa. Juntamente com flores, eles compõem 27,5% das escolhas de presente. 

Segundo o economista da ACSP Ulisses Ruiz de Gamboa, continua evidente a redução na disposição dos consumidores em comprar parcelado em comparação ao ano passado. 

A maioria dos consumidores prefere utilizar dinheiro em espécie e cartões de débito, em vez de optar pelo pix como forma de pagamento à vista, afirma. Mas é importante notar que o uso do pix também está em ascensão.

"Essa redução na intenção de parcelamento pode estar relacionada ao fato de que, apesar da diminuição dos juros, eles ainda permanecem em níveis elevados, especialmente em um contexto de alto endividamento das famílias”, completa.

 

IMAGEM: ACIM

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física