A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

ACSP: roupas e calçados são itens mais procurados para o Dia dos Pais

Pesquisa da entidade aponta uma maior proporção de consumidores que não pretendem presentear na data no Estado de SP

Redação DC
11/Ago/2023
ACSP: roupas e calçados são itens mais procurados para o Dia dos Pais

Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com 900 consumidores paulistas mostra que a maioria dos entrevistados não pretende comprar presentes no Dia dos Pais. 

Pelo levantamento, 43,9% não irão presentear, enquanto 39% têm a intenção. Outros 17,1% ainda não decidiram. 

Entre aqueles que pretendem ir às compras para a data, 41,4% acreditam que irão gastar mais do que no Dia dos Pais de 2022, enquanto 32,3% esperam o contrário. 

A maioria (75,4%) dos entrevistados pela ACSP pretende gastar entre R$ 50 e R$ 250.

A pesquisa também apontou que 37,5% daqueles que pretendem presentear querem realizar as compras em pequenos estabelecimentos, sendo que 47,5% das aquisições serão feitas em lojas físicas.  

OS PRESENTES

Em geral, nas intenções de compra apuradas se destacam presentes de uso pessoal, de menor valor e pagos à vista, o que costuma ser habitual nesta data. 

O item de maior destaque são as roupas, calçados e acessórios (41,5%), embora ainda esteja bem abaixo do registrado durante os anos anteriores à pandemia (entre 60% e 70%).

Outros destaques foram perfume, almoço em restaurante e relógio (27,9%, 11,2% e 9,7%, respectivamente). Opções como livro (4,7%) e chocolate/bombom (7,7%) e caixa de ferramentas (7,2%), que estiveram em alta durante o período de isolamento social, continuaram mostrando forte redução de intenção de compra.

 

Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP), “ainda que tenham aumentado em relação ao ano passado, as intenções de adquirir bens digitais, tais como celular, computador, notebook e tablet (14,3%), permanecem baixas, o que poderia ser explicado pelo menor crescimento da renda, alto grau de endividamento das famílias e elevado custo do crédito.”

Na área de serviços, embora ainda predominem pedidos de delivery de refeição e cesta de café da manhã (12,6%) sobre almoço em restaurante (11,2%), observa-se menor disposição de compra em relação ao ano passado, o que estaria associado à retomada das atividades presenciais.

Ruiz de Gamboa explica que continuou sendo menor a disposição para comprar de forma parcelada. “Para a maioria dos itens continua havendo preferência maior pela utilização de dinheiro em espécie e cartões de débito, mesmo considerando o crescimento do Pix como forma de pagamento à vista. A menor intenção de parcelamento das compras pode estar associada aos maiores juros e menor concessão de crédito por parte dos bancos e instituições financeiras.”

CIDADE DE SÃO PAULO 

Na capital paulista, a intenção de compra para o Dia dos Pais reflete os dados do Estados de São Paulo, com poucas diferenças. Uma delas é o surgimento do parcelamento como alternativa majoritária para aquisição de itens mais caros, cuja compra costuma ser financiada, tais como celular, computador, notebook, tablet e televisor. 

Outra diferença é a maior intenção em adquirir os presentes em grandes redes do varejo (43,1%).

 

IMAGEM: Pablo de Sousa/DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física