A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Conheça as empresas com mais reclamações no Procon-SP em 2024

Empresas do e-commerce, prestadoras de serviços regulados, bancos e companhias de telefonia aparecem no top 10 da lista

Redação DC
17/Mar/2025
  • btn-whatsapp
Conheça as empresas com mais reclamações no Procon-SP em 2024

A catarinense Yeesco, empresa do comércio eletrônico especializada em produtos têxteis, foi a campeã de reclamações registradas no Procon-SP em 2024. Criada em 2019, a companhia entrou com pedido de recuperação judicial em outubro do ano passado, carregando dívidas de mais de R$ 50 milhões.

Os registros do Procon-SP mostram 10.647 reclamações direcionadas à Yeesco, sendo que 29,6% das demandas feitas à empresa foram atendidas. Na sequência aparecem a Enel, com 8.508 reclamações (16,4% atendidas), que tem enfrentado problemas para manter o fornecimento de energia elétrica na cidade de São Paulo, e a agência de viagens online Hurb Technologies, que teve 7.554 reclamações registradas no Procon paulista, sendo também a empresa com o menor índice de demandas atendidas, apenas 0,3%.

Empresas do e-commerce, como Mercado Livre e iFood, bancos, como Bradesco e Santander, e empresas de telefonia, como Claro e Vivo, também figuram entre as mais reclamadas, como pode ser observado na tabela abaixo.

Ao todo, o Procon-SP recebeu mais de 250 mil reclamações em 2024. O órgão computou no levantamento apenas as reclamações que considerou fundamentadas, para as quais foi preciso o auxílio de um especialista para ajudar o consumidor, incluindo sessões de conciliação entre consumidores e fornecedores.

A divulgação das empresas com mais reclamações fundamentadas no ano anterior é uma determinação do Código de Defesa do Consumidor. Em 2024, 71 Procons municipais passaram a agregar suas estatísticas às do Procon-SP. Ao todo, existem 378 Procons municipais.

Setores

O setor que teve mais reclamações foi o de Venda de produtos diversos, como eletrodomésticos e eletrônicos, itens de telefonia e informática, automotivos e de empresas que vendem itens de varejo, com 33,4% do total.

Ele foi seguido por Serviços privados de turismo/viagens, educação, apps de transporte e companhias aéreas, com 23,8% do total; Instituições financeiras (22,2%); e Serviços essenciais regulados, como concessionárias de distribuição de energia elétrica, gás, saneamento básico e telecomunicações (9,6%).

Perfil do consumidor que reclama

Mais da metade dos consumidores que registram reclamações é de mulheres, que totalizaram 54% dos registros feitos no atendimento à distância e 56% no atendimento presencial.

No atendimento feito à distância, as faixas etárias que predominam são de consumidores entre 31 e 40 anos (35%); entre 41 e 50 anos (25%); e entre 21 e 30 anos (22%). Já no atendimento presencial, a maior parte do público concentra-se em faixas etárias mais avançadas: entre 61 e 70 anos (28%); entre 51 e 60 anos (21%) e entre 71 e 80 anos (17%).

No que diz respeito à região do consumidor, 72,5% residem na região metropolitana de São Paulo e 27,5% no interior e no litoral.

 

IMAGEM: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Colunistas