O espetáculo digital da Jacquemus... e suas consequências
Campanhas de moda da marca francesa feitas com uso de inteligência artificial levam a uma reflexão sobre os limites do uso da tecnologia. Neste ano, a bolsa Le Bambino viralizou em uma cena que não era real (na foto) e confundiu muita gente

Em abril deste ano, uma postagem da marca de moda francesa Jacquemus acumulou mais de dois milhões de curtidas no Instagram, mais de 15 mil comentários e quase 50 milhões de visualizações, superando o engajamento típico da marca na plataforma.
O vídeo mostra uma sequência de ônibus em forma de bolsa Le Bambino correndo pelas ruas de Paris durante a semana de moda mais comentada do mundo. Rapidamente ele se tornou um viral.
Embora a cena fosse hiper-realista, levando alguns a se perguntarem se os "ônibus Jacquemus" realmente haviam sido construídos, as bolsas superdimensionadas não existiam na vida real.
Essas imagens, geradas digitalmente por Ian Padgham, fundador da Origiful, uma produtora de vídeo na França, mostram que as novas tecnologias oferecem um enorme leque de oportunidades para que as marcas destaquem seus produtos. Por outro lado, a depender da forma como esses recursos são utilizados, podem representar um perigo, pois os consumidores já não sabem mais distinguir o que é ou não real.
Ao mesmo tempo em que as oportunidades de engajamento são claras, pode ser bem difícil prever o tipo de repercussão que o material terá nas redes sociais.
Esse tipo de comunicação é especialmente eficaz para um consumidor Gen-Z (com até 23 anos), que cresceu em uma realidade conectada. Eles enviam fotos de si mesmos usando filtros do Snapchat, compram por meio de transmissões ao vivo de seus criadores favoritos do TikTok e já consomem usando o novo equipamento Apple Vision Pro - e nessa perspectiva, essas mega produções fazem todo o sentido.
Por outro lado, a manipulação digital de imagens e vídeos também pode trazer riscos para as marcas. A mesma marca que impressionou com bolsas em formato de ônibus publicou em seu instagram um vídeo em que uma bolsa gigante é inflada na baía de Villefranche-sur-Mer, na Riviera Francesa.

IMAGENS: divulgação