A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)`

Filename: Twig/Node.php

Line Number: 42

Backtrace:

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: _error_handler

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Parser.php
Line: 371
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParserInterface.php
Line: 42
Function: class_exists

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser.php
Line: 17
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/TokenParser/For.php
Line: 24
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 444
Function: include

File: /var/www/dcomercio/vendor/composer/ClassLoader.php
Line: 322
Function: Composer\Autoload\includeFile

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php
Line: 116
Function: spl_autoload_call

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 456
Function: getTokenParsers

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 431
Function: initExtension

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/ExtensionSet.php
Line: 400
Function: initExtensions

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 941
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 356
Function: getUnaryOperators

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Lexer.php
Line: 65
Function: getOperatorRegex

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 509
Function: __construct

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 565
Function: tokenize

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 368
Function: compileSource

File: /var/www/dcomercio/vendor/twig/twig/lib/Twig/Environment.php
Line: 289
Function: loadTemplate

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/codeigniter-twig/Cms.php
Line: 97
Function: render

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Component.php
Line: 204
Function: CMS_RenderHTML

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 130
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_component.php
Line: 103
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 101
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page_block.php
Line: 48
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/vendor/brunnofoggia/model-cms/Page.php
Line: 85
Function: composeAll

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 61
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/application/controllers/Page.php
Line: 33
Function: compose

File: /var/www/dcomercio/index.php
Line: 336
Function: require_once

Diário do Comércio

Novo apagão afeta comerciantes do Centro, que contabilizam prejuízo

Faltou energia em plena hora do almoço, e restaurantes como o Nova Opção (foto), tiveram que se desdobrar para manter o atendimento e conseguir cobrar dos clientes

Karina Lignelli
21/Mar/2024
Novo apagão afeta comerciantes do Centro, que contabilizam prejuízo

O Centro da capital paulista, que inclui o Triângulo Histórico e a 25 de Março, sofreu nova queda de energia no início da tarde desta quinta-feira, 21/3. A região ficou sem luz por volta de 12h10, e até às 17h o serviço ainda não havia sido reestabelecido. 

Mesmo com um gerador da Enel na Rua Boa Vista, esse é o quarto dia em uma semana que comércios e escritórios da região ficam sem luz, com elevadores parados e ar condicionado desligado em pleno calorão de mais de 32º.

Para evitar prejuízos maiores, donos de restaurantes e lojas de vestuário tiveram que se desdobrar para tentar manter o atendimento e diminuir eventuais perdas. 

No restaurante Nova Opção, na rua Três de Dezembro, uma fila imensa de clientes que se formou no caixa e os funcionários estimavam ou puxavam pela memória os gastos na comanda para que os pagamentos pudessem ser efetuados. Ao menos as maquininhas, movidas a bateria, continuavam a funcionar. 

Perto das 17h a luz ainda não havia voltado, e funcionários relataram à reportagem que foi necessário comprar gelo para manter os produtos refrigerados, pois ainda não havia previsão de reestabelecimento da energia.

Outro restaurante, o self-service Haru, na mesma rua, optou por cobrar R$ 25 de todo mundo, segundo um cliente habitual, para "diminuir o eventual prejuízo o mínimo possível", disseram os funcionários. 

No Sampa, perdas quase inexistentes pelo tipo de produto, mas sem luz clientela vai embora


No mesmo prédio, o responsável pelo café e lanchonete Sampa, que se identificou como Antônio, disse que foi só apagar a luz para os clientes "irem embora". Mas, por trabalhar com doces, salgados e refeições rápidas, que não precisam de longos períodos de armazenamento, o impacto não costuma ser grande, contou.

"Se a energia cair por algumas horas, é só não abrir o freezer", disse. "Mas sem clientes, o funcionário não tem muito o que fazer, o jeito é fechar. E se a gente tiver algum prejuízo, a Enel não vai ressarcir." 

Na rua 15 de Novembro, a loja de moda masculina Spielberg já contabiliza os prejuízos. Com a queda de energia na segunda-feira (18), os funcionários precisaram ficar na loja até uma da madrugada pois não conseguiam fechar a porta, movida à eletricidade. A luz só voltou às 9h da manhã seguinte.

"Demorou até conseguirmos um segurança para passar a noite na loja e irmos embora", afirmou o gerente Émerson Santos. Ele estima que, além do custo inesperado com o serviço de segurança, com esses apagões, a loja tem uma queda média de 20% nas vendas diárias. "Só hoje, deixamos de vender entre R$ 3 e R$ 4 mil. Não conseguimos fechar vendas, nem emitir nota fiscal... é difícil."

ENEL x SABESP 

Desde a última segunda (18), diversos bairros do Centro tiveram problemas com fornecimento de energia elétrica. Somente neste dia, 35 mil comerciantes, moradores e hospitais foram prejudicados com o apagão. Na quarta (20), uma nova falha afetou principalmente os bairros de Higienópolis, Santa Cecília, Vila Buarque e Consolação que, em alguns trechos, contabilizam mais de 70 horas sem luz.

Hoje, foi a vez do Centro ser afetado novamente. As causas dessas quedas de energia estão sendo investigadas, mas a Enel diz que a falta de energia foi causada por obras de escavação realizadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na região Central, que atingiram acidentalmente cabos da rede subterrânea da distribuidora.

Por sua vez, a Sabesp informou que, quando tomou conhecimento do ocorrido, mobilizou equipes para o local, que não identificaram relação do trabalho da empresa de saneamento com o ocorrido. "A Sabesp segue em contato e se colocou à disposição da Enel para ajudar na identificação da real causa do problema."

 

IMAGENS: Vinicius Prado e Rebeca Ribeiro   

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é redacao@dcomercio.com.br .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física