Firehouse Subs inicia operação na capital paulista e planeja 500 lojas no Brasil
Rede de sanduíches premium do grupo RBI, controlador do Burger King e do Popeyes, traz cardápio adaptado ao paladar brasileiro, operação digitalizada e investimento de R$ 200 milhões em três anos na expansão

A rede norte-americana Firehouse Subs inaugurou na última quarta-feira (7), no Shopping Metrô Tatuapé, Zona Leste da capital, sua primeira unidade na cidade de São Paulo. Com a abertura, a marca chega à terceira loja no Brasil — as duas primeiras foram implantadas em Guarulhos e Santo André, na Grande São Paulo.
A rede é conhecida por um preparo diferenciado: carnes e queijos são cozidos no vapor, técnica que intensifica os sabores e se tornou marca registrada da empresa. A inauguração da primeira loja na capital paulista faz parte do plano de expansão que prevê a abertura de mais de 500 unidades no país nos próximos dez anos.
A Firehouse Subs, fundada em 1994 na cidade de Jacksonville, na Flórida, integra o portfólio do grupo RBI (Restaurant Brands International), responsável também pelas marcas Burger King, Popeyes e Tim Hortons. No Brasil, o grupo prevê um investimento de R$ 200 milhões no negócio ao longo dos próximos três anos.
A operação nacional está sob o comando de uma joint venture liderada pelo sócio e CEO, Iuri Miranda, ex-CEO e ex-membro do conselho da Zamp S.A., master franqueada de Burger King e Popeyes no país.
A Firehouse Subs possui mais de 1.300 restaurantes nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, e recentemente iniciou sua expansão internacional. Em 2023, a marca abriu seu primeiro restaurante fora da América do Norte, na Suíça, seguido pelo México em dezembro. Em 2024, inaugurou unidades nos Emirados Árabes Unidos e na Albânia.
A projeção de 500 unidades no Brasil inclui lojas próprias e franqueadas. Em 2025, serão apenas inaugurações em shoppings e, a partir do ano que vem, partirá para o modelo de restaurantes de rua também. A estimativa é chegar a diversas regiões do país.
Moacir Bastos, CDO (Chief Development Officer) da Firehouse Subs no Brasil, destaca que a escolha do Shopping Metrô Tatuapé foi estratégica. “É inegável que o Tatuapé tem papel fundamental no desenvolvimento da Zona Leste de São Paulo. A força e o alcance do shopping são cruciais para nos posicionar no mercado e ampliar o nosso reconhecimento para um público ainda maior”, afirma.
Miranda acrescentou: "Estamos entusiasmados em trazer a Firehouse Subs para os consumidores brasileiros. Esperamos que o lançamento contribua para a criação de milhares de empregos na próxima década e eleve a experiência com sanduíches no país. Temos uma grande oportunidade de negócios à frente.”
Automatização
A nova unidade já opera com um sistema automatizado, estruturado para tornar mais ágil e eficiente todo o processo — desde o momento do pedido até a entrega. A loja do Tatuapé recebeu investimentos em tecnologia para otimizar toda a jornada do cliente.
Segundo Daniel Packness, CMO da Firehouse Subs Brasil, a marca aposta em uma combinação de digitalização total da jornada com ingredientes desenvolvidos exclusivamente para seus sanduíches, mirando um espaço de destaque no disputado mercado brasileiro de QSR (restaurantes de serviço rápido).
“Quando a gente começa uma operação de fast-food, de QSR, em 2025, é muito interessante porque já conseguimos trazer todos os aprendizados da nossa categoria e do nosso mercado dos últimos anos. Já nascemos com o DNA digital enraizado na operação”, afirma.

A tecnologia, segundo Packness, está presente em todos os pontos de contato com o cliente e também na cozinha: dos totens de autoatendimento aos menu boards digitais com atualizações em nuvem, passando pela estrutura interna que organiza a produção dos pedidos.
“Na hora em que o pedido do consumidor é enviado para a fila, diversas telas posicionadas nas estações de preparo indicam, em tempo real, quais etapas cada membro da equipe deve executar para a montagem do pedido. Isso garante uma entrega mais rápida.”
O único momento de interação humana com o cliente acontece na entrega do pedido, com um funcionário responsável por conferir o item final antes da retirada. “Dessa forma, conseguimos uma jornada muito mais rápida, muito mais organizada, e o consumidor recebe o pedido com uma taxa de erro muito menor do que se vê em diversas outras operações”, completa.
Cardápio Adaptado
O cardápio da Firehouse Subs foi adaptado ao paladar local. A marca manteve os sanduíches que a tornaram conhecida nos Estados Unidos, mas aposta fortemente na qualidade dos insumos como seu principal diferencial competitivo. Segundo o CMO, 95% dos ingredientes utilizados na cozinha da rede foram customizados para o mercado brasileiro, incluindo proteínas, pães, queijos e molhos.
“Na Firehouse Subs, trabalhamos com proteínas íntegras desenvolvidas especialmente para nossa operação”, explica Packness. “Aqui você vai encontrar sanduíches de brisket, pastrami, rosbife, peito de peru defumado — soluções criadas exclusivamente para nós.”
Os pães também foram desenvolvidos para atender à proposta da marca, e os queijos utilizados são naturais. Já os molhos foram criados em parceria com a indústria alimentícia nacional.
“Quando colocamos tudo isso dentro da nossa oferta, acreditamos que a qualidade da comida é o que vai nos diferenciar em um mercado extremamente competitivo. Vamos oferecer muito sabor, ingredientes de alta qualidade e experiências gastronômicas marcantes ao consumidor.”
Apesar de a marca ainda ser pouco conhecida pelos brasileiros, há quem já aprove a novidade. Na inauguração no Tatuapé, a enfermeira Marilda Limmens Melo, de 38 anos, gostou do sanduíche de pastrami feito no vapor. “Achei que era um lanche parecido com aquele concorrente famoso, mas o gosto é bem diferente. Gostei bastante”, revela.
Posicionamento
Questionado sobre como a Firehouse Subs pretende se posicionar na mente do consumidor brasileiro, Packness afirma que a marca busca se destacar pela proposta de experiências de sabor únicas, em vez de competir diretamente com redes que apostam em porções exageradas ou alto apelo visual.
“É um mercado com diversos players e houve uma mudança significativa no mercado com a chegada de concorrentes que apostam em porções exageradas e alto apelo visual”, comenta. “Mas o que queremos construir na Firehouse Subs é a ideia de que o consumidor terá uma experiência de sabor como nunca viu antes, justamente por conta da produção exclusiva dos nossos insumos.”
Entre os exemplos citados, estão o sanduíche de brisket com cheddar e molho barbecue — criado especialmente para a rede — servido em pão de centeio e mel, além do sanduíche de presunto com mel, desenvolvido com uma fórmula exclusiva que combina 98% carne e 2% mel. “Só na Firehouse Subs o consumidor vai encontrar esse tipo de combinação. É algo único que vamos oferecer”, explica Packness.
Compromisso social
A Firehouse Subs tem um forte compromisso social nos Estados Unidos, onde atua por meio da Firehouse Subs Public Safety Foundation. Os irmãos Sorensen criaram a rede com o propósito de apoiar os chamados first responders, como são conhecidos os profissionais de resposta a emergências, incluindo bombeiros, policiais e socorristas.
“Quando a gente traz a operação da marca para o Brasil, obviamente, trazemos o DNA de compromisso social junto”, diz o CMO.
Nos Estados Unidos, a Firehouse Subs já arrecadou milhões de dólares por meio da fundação, revertendo os valores para a compra de equipamentos de resgate e prevenção em diversas comunidades. No Brasil, essa filosofia também será aplicada, com um modelo de arrecadação local voltado à prevenção e resposta a desastres naturais e emergências públicas.
“Fizemos uma parceria entre a Firehouse Subs, o Movimento União BR e a Defesa Civil do Estado de São Paulo. A partir dos próximos dias, nossos totens de autoatendimento vão oferecer aos consumidores a opção de doar centavos do valor da compra para um fundo gerido pelo Movimento União BR. Os valores arrecadados serão destinados à Defesa Civil, convertidos em equipamentos ou outros itens essenciais para ações de prevenção e resposta a desastres”, garante Packness.
LEIA MAIS
Havanna inaugura primeira gelateria artesanal em SP e acelera expansão no Brasil
Padaria de congelados Bread King chega à cidade de São Paulo
IMAGENS: Firehouse Subs/divulgação